A Odysseus, primeira sonda privada americana a pousar na Lua, foi oficialmente desativada pela Intuitive Machines, sua fabricante. O equipamento permaneceu cerca de um mês no satélite natural da Terra, mas sua jornada chegou a um fim devido ao intenso frio das "noites lunares", o que interrompeu sua conexão com a Terra. Segundo a empresa, era improvável que as baterias da Odysseus sobrevivessem às condições extremas da Lua.

Odysseus é desativada de forma definitiva

Anunciando o desfecho no sábado (23) através da rede social X (antigo Twitter), a empresa confirmou que a Odysseus foi desligada de forma permanente. A nave foi colocada em repouso após completar sua missão principal de sete dias na Lua, com a esperança de reconexão após o retorno do sol.

Em 22 de fevereiro, a Odysseus marcou história ao se tornar a primeira sonda privada a realizar um pouso lunar bem-sucedido, além de ser a primeira nave espacial americana a alcançar tal feito desde o encerramento do programa Apollo em 1972. No entanto, sua descida foi marcada por uma falha em seu sistema de navegação, resultando em uma posição inclinada sobre a superfície lunar, ao invés do pouso vertical planejado.

Apesar dos contratempos, a Odysseus continuou a fornecer valiosos dados científicos e imagens da Lua, alimentada pelos painéis solares que permaneceram funcionando mesmo após a aterrissagem acidentada. A nave transmitiu fotos do ponto mais meridional da Lua já alcançado por uma espaçonave, contribuindo significativamente para a pesquisa lunar.

Espaçonave Lunar Reconnaissance Orbiter, da NASA, fotografou a Odysseus na superfície do satélite. Imagem: NASA/Reprodução
Espaçonave Lunar Reconnaissance Orbiter, da NASA, fotografou a Odysseus na superfície do satélite. Imagem: NASA/Reprodução

Equipada com instrumentos científicos para a NASA, a Odysseus desempenhou um papel crucial nos planos de exploração lunar da agência, especialmente na preparação para as missões Artemis, que visam enviar astronautas para o polo sul da Lua.