A NASA anunciou que sua espaçonave foi a primeira a "tocar o sol". Chamada de Parker Solar Probe, a nave voou com sucesso através da coroa solar (atmosfera superior) em abril para obter amostras de partículas e medir seus o campo magnético. Uma pesquisa sobre o feito foi publicada na revista Physical Review Letters e as descobertas foram anunciadas nesta última terça-feira (14) no encontro de outono "American Geophysical Union" em New Orleans.

O diretor de heliofísica da NASA, Nicola Fox, disse em uma entrevista coletiva que "Durante séculos, a humanidade só foi capaz de observar essa atmosfera de longe". Nicola complementou dizendo ainda:

"Agora… finalmente chegamos. A humanidade tocou o sol."

Parker Solar Probe, a espaçonave para estudar o Sol

Lançada há três anos, a Parker Solar Probe tem como objetivo estudar o sol e seus perigos. Os cientistas querem descobrir mais informações sobre a estrela mais próxima da Terra, incluindo como o fluxo de partículas do sol pode influenciar o planeta.

O administrador associado à missão da NASA, Thomas Zurbuchen, responsável por analisar as descobertas, disse em comunicado que o feito da Parker Solar Probe em "tocar o sol" foi "um momento monumental para a ciência solar e um feito verdadeiramente notável."

Thomas Zurbuchen diz:

"Este marco não apenas nos fornece percepções mais profundas sobre a evolução de nosso Sol e [seus] impactos em nosso sistema solar, mas tudo que aprendemos sobre nossa própria estrela também nos ensina mais sobre estrelas no resto do universo."

O principal autor do estudo, Justin Kasper, disse ao jornal The Washington Post que "'tocar' o sol com uma sonda, uma missão há muito procurada, foi 'muito emocionante'. Justin complementa dizendo:

"É como visitar um planeta pela primeira vez. Essa foi a sensação de empolgação que tivemos."