Um asteroide com cerca de 330 metros de comprimento vai chegar a 4,6 milhões de milhas da Terra, equivalente a 7,4 milhões de quilômetros, fator que o coloca como um perigo em potencial. Para se ter uma ideia, a Torre Eiffel, em Paris (França), tem 300 metros de altura.

Apesar desse gigante assustar, a NASA afirma que não há motivo para preocupação, pois a rocha gigante não vai entrar na rota de colisão com a Terra. Pelo menos é o que aponta, o portal de rastreamento da agência espacial.

De acordo com o portal Science Alert, o asteroide, chamado de 4660 Nereus, passará pela órbita da Terra no dia 11 de dezembro. E estudos demonstraram que a rocha enorme termina uma volta completa ao Sol, em torno de 1,8 ano. Após dezembro, a estimativa é que o 4660 Nereus só volte a se aproximar da Terra, no dia 14 de fevereiro de 2060.

Asteroide de 330 m de diâmetro se aproxima da Terra

Em suma, os pesquisadores da agência espacial norte-americana dizem que o Nereus possui uma potência parecida ao asteroide que caiu perto do rio Podkamennaya Tunguska, na Sibéria, em 1908. Nessa ocasião, a rocha gigante ocasionou uma explosão que equivale a 12 toneladas de dinamite. O 4660 Nereus deve passar a uma distância de segura de 3,93 milhões de quilômetros - pouco mais de 10 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

De acordo com os critérios de classificação adotados pela Nasa, qualquer objeto espacial que possua 4,65 milhões de milhas de distância da Terra, é classificado na categoria Apollo. A mesma reúne os asteroides potencialmente perigosos. Por conta do seu tamanho e distância da Terra, o asteroide é classificado como um objeto potencialmente perigoso. A classificação inclui qualquer asteroide que passe dentro de 7,48 milhões de quilômetros da órbita da Terra, e maior do que 140 metros de diâmetro.

Existem muitas razões para rastreá-los. Estes incluem ter certeza de que eles não se desviaram de suas órbitas conhecidas para uma trajetória mais perigosa para a Terra, e manter um olho em grupos de asteroides para manter uma consciência do que está se movendo por meio do espaço próximo da Terra.

4660 Nereus, descoberto pela primeira vez em 1982, é especial - não porque é perigoso, mas, porque voa perto da Terra com frequência relativa. Sua órbita de 1,82 anos ao redor do Sol o aproxima de nós aproximadamente a cada 10 anos ou mais, embora em termos espaciais "perto" ainda esteja "a uma distância segura". Por causa disso, o asteroide tem sido considerado um alvo para missões de asteroides, como Hayabusa.