O Mars Express da European Space Agency (ESA ou Agência Espacial Europeia) tem orbitado o planeta Marte há 20 dias e enviado diversos dados. Devido a distância entre a Terra e o "planeta vermelho", há um atraso de horas ou dias para que as informações cheguem até nós. Para tornar as coisas mais interessantes, em comemoração ao aniversário do orbitador, a ESA anunciou que fará uma transmissão ao vivo (live streaming) com imagens capturadas pelo Mars Express.

Assistir ransmissão ao vivo com imagens do Mars Express

Como assistir à live (transmissão ao vivo) de Marte. Imagem de Marte vista pela OSIRIS. Fonte: ESA
Como assistir à live (transmissão ao vivo) de Marte. Imagem de Marte vista pela "OSIRIS". Fonte: ESA

A partir das 13h (horário de Brasilia), a Agência Espacial Europeia irá realizar uma live (transmissão ao vivo) em seu canal oficial no YouTube chamado "European Space Agency, ESA". Lá você poderá ver imagens transmitidas diretamente da Câmera de Monitoramento Visual da espaçonave, a Mars Webcam. Além disso, sabe-se que uma nova imagem será exibida a cada 50 segundos aproximadamente durante uma hora (tempo de duração do evento).

Sobre a Mars Webcam do Mars Express

Imagem ilustrativa do Mars Express na órbita do planeta Marte. Fonte ESA
Imagem ilustrativa do Mars Express na órbita do planeta Marte. Fonte ESA

O foco do desenvolvimento da Mars Webcam foi para monitorar a separação do módulo de pouso Beagle 2 da espaçonave Mars Express. Após transmitir o pacote inicial de dados, a Mars Webcam foi desligada. Porém, quatro anos depois, a webcam foi ligada novamente para realizar atividades de divulgação. Posteriormente, a equipe da ESA decidiu aproveitar a câmera para realizar estudos científicos.

Um dos responsáveis pela operação da "Visual Monitoring Camera" (VMC ou Câmera de Monitoramento Visual), Jorge Hernández Bernal, disse no comunicado da ESA:

Desenvolvemos métodos novos e mais sofisticados de operação e processamento de imagem, para obter melhores resultados da câmera, transformando-a no 8º instrumento científico da Mars Express

As imagens capturadas pela Mars Webcam são armazenadas em conjuntos e enviadas a cada dois dias para a equipe do controle da missão. Após receber os dados, os arquivos são processados e disponibilizados para visualização. Esse procedimento é bem comum para a grande maioria das espaçonaves, pois a coleta de dados tende a acontecer quando elas não estão em contato direto com a antena da estação terrestre na Terra.

Qual é o atraso entre a captura de imagens e o envio ao ver à live da ESA hoje?

De acordo com as informações da ESA, durante a transmissão ao vivo (live streaming) no YouTube, as imagens exibidas do Mars Express terão um atraso de somente 18 minutos entre a captura da paisagem de marte e o que aparecerá em nossas telas. Esse é o tempo que o sinal leva para sair de Marte e chegar à Terra, além de um minuto extra para os dados passarem por fios e servidores aqui.

A Agência Espacial Europeia diz que uma live como esta nunca foi feita antes e por isso a estimativa do delay pode estar um pouco errada. O gerente de operações de espaçonaves do centro de controle de missão da ESA em Darmstadt, Alemanha, diz:

Esta é uma câmera antiga, originalmente planejada para fins de engenharia, a uma distância de quase três milhões de quilômetros da Terra - isso nunca foi tentado antes e, para ser honesto, não temos 100% de certeza de que funcionará. Mas estou bastante otimista.