Nesta quinta-feira (10), a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgou imagens feitas pela sonda Mars Express, da região isolada, conhecida como Hebes Chasma. O local é formado por uma estrutura irregular que foi moldada pelas forças tectônicas na superfície de Marte. A rede de cânions que se estende ao redor contém várias marcas que revelam a história de Marte.

A estrutura possui quase oito quilômetros de profundidade e 315 quilômetros de comprimento, que se estende na direção Leste-Oeste e 125 quilômetros de norte a sul no seu ponto mais comprido. Para se ter noção da profundidade, o chasma é ao menos quatro vezes mais profundo que o famoso Grand Canyon, no Estado americano do Arizona.

O Hebes Chasma está situado a aproximadamente 300 quilômetros a norte do sistema de cânions Valles Marineris. A origem do local está associada à região vizinha de Tharsis, onde está o Olympus Mons, conhecido por ser o maior vulcão do Sistema Solar.

Na área central do Hebes Chasma é possível encontrar uma mesa, ou seja, na geografia significa um ponto em elevação do solo, com topo plano, que se ergue praticamente ao mesmo nível ao das planícies circundantes.

O Hebes Chasma possui características únicas, nenhum outro cânion em Marte é semelhante a ele. A sua origem ainda não é totalmente conhecida, já que as camadas contam com materiais vulcânicos, poeira levada pelo vento e ainda sedimentos lacustres fixados ao longo do tempo.

De acordo com uma teoria, a mesa teria sido formada por material acumulado de um lago. Na base do chasma ainda há um material enegrecido que pode indicar erosão dos sedimentos mais recentes nas áreas superiores ou ainda pela ação do vento, até mesmo água seria possível.

Sonda Mars Express encontra um Grand Canyon em Marte
Sonda Mars Express encontra um Grand Canyon em Marte
Sonda Mars Express encontra um Grand Canyon em Marte