A descoberta de uma galáxia única e minúscula que gerou novas estrelas a uma taxa extremamente alta para o seu tamanho, é um marco na história da astronomia. Identificada com a ajuda do telescópio espacial James Webb, essa galáxia, que é uma das menores já identificadas à distância de cerca de 500 milhões de anos após o Big Bang, tem a capacidade de ajudar os astrônomos a entenderem como o universo se formou.

Telescópio espacial James Webb encontra galáxia minúscula

A equipe liderada pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, descobriu essa galáxia usando o telescópio espacial James Webb, que é muito mais avançado que os telescópios anteriores. As observações inéditas dessa galáxia distante são espetaculares e nos permitem ver uma grande parte do caminho de volta ao Big Bang com um nível de detalhe sem precedentes.

Os pesquisadores conseguiram encontrar e estudar essa galáxia única e minúscula graças a um fenômeno chamado lente gravitacional, onde a massa de uma galáxia ou aglomerado de galáxias se curva e amplia a luz. Usando uma técnica chamada espectroscopia, os astrônomos mediram a distância da galáxia, bem como algumas de suas propriedades físicas e químicas.

Origem do Universo

A descoberta dessa galáxia única e minúscula pode nos ajudar a entender melhor as características das primeiras galáxias que existiam quando o universo estava em sua "infância". Essas galáxias eram muito diferentes das galáxias próximas que vemos agora e, portanto, a compreensão delas pode nos dar uma nova perspectiva sobre a formação do universo.

O telescópio espacial James Webb tem a incrível capacidade de ver extremamente longe no universo e coletar cerca de 10 vezes mais luz que o telescópio Hubble. Além disso, é muito mais sensível em comprimentos de onda mais longos e vermelhos no espectro infravermelho. Isso nos permite acessar uma janela de dados totalmente nova e obter um instantâneo do nosso universo nos primeiros 500 milhões de anos de sua vida.

Em resumo, a descoberta dessa galáxia única e minúscula é um grande avanço na astronomia e nos ajudará a entender melhor o universo e sua origem. As observações feitas pelo telescópio espacial James Webb são espetaculares e nos permitem ver o universo em um nível de detalhe sem precedentes. Com a continuidade dessas descobertas, podemos esperar mais surpresas fascinantes no futuro próximo.

Via