A Superlua de Morango acontece na noite desta terça-feira (14), então é hora de se preparar para esse belo evento da natureza. Nesta ocasião, a Lua estará maior e mais brilhante, mas "tira o cavalinho da chuva" se você espera ver uma coloração avermelhada. O evento desta noite dispensa o uso de algum equipamento especial, mas se você tiver sua visualização afetada, confira nossa dica no final do artigo.

Por que "Superlua de Morango"?

O nome "Superlua de Morango" não tem nada a ver com a coloração que veremos no céu. Esse nome surgiu porque ela é a primeira Lua cheia de junho, época em que os morangos florescem no Hemisfério Norte.

Em entrevista ao portal National Geographic Brasil, Roberto Dell’Aglio Dias da Costa, professor do departamento de astronomia da Universidade de São Paulo (USP), explica que o nome foi dado pelos povos antigos que viviam onde hoje estão os Estados Unidos e o Canadá. Para ele, "tudo é questão de uma coincidência de ciclos".

Assim, podemos concluir que a lua não irá ficar vermelha. Na verdade, ela estará apenas mais brilhante e num aspecto maior, já que a fase de Lua cheia coincide com o seu perigeu. Na prática, o satélite natural está no seu ponto mais próximo da Terra durante sua órbita.

Como observar a Superlua de Morango?

De forma bem simples, para observar a Superlua desta terça, basta olhar para o céu. O fenômeno poderá ser observado durante toda a noite e madrugada para quarta-feira, 15 de junho. Ela estará em evidência logo depois do pôr-do-sol e o ponto mais bonito deve acontecer assim que ela nascer, já que ela estará grande e próxima do horizonte.

Caso você esteja em uma área nublada ou tenha algum outro obstáculo para conseguir visualizar o fenômeno, poderá aproveitar a transmissão do Virtual Telescope Project no YouTube, direto do Observatório Astronômico Bellatrix, na Itália, a partir das 16h15 (horário de Brasília).