A Blue Origin, empresa fundada pelo bilionário Jeff Bezos, anunciou na última segunda-feira (25) o seu mais novo projeto. A empresa defende a ideia de tornar o acesso ao espaço mais viável e, para isso, seu mais novo plano envolve construir a sua própria estação espacial, chamada Orbital Reef. A ideia é que ela orbite a Terra e comece a ser operada até a segunda metade desta década, funcionando mais como um local para pesquisas científicas, mas também para clientes industriais e comerciais.

Blue Origin anuncia a construção da Orbital Reef

A aposentadoria da Estação Espacial Internacional (ISS) é algo inevitável e tem se aproximado cada vez mais. Por conta disso, muitas empresas começaram a apresentar suas ideias proprietárias com a ideia de continuar mantendo a presença humana no espaço, que já perdura por mais de 20 anos. No caso do projeto da Orbital Reef, a Blue Origin formou uma parceria com outras empresas, como a Sierra Space, subsidiária da Sierra Nevada Corp., além de nomes como Boeing, Redwire Space, Genesis Engineering Solutions e Arizona State University.

A Orbital Reef se inspira exatamente no mesmo tamanho da ISS, mas abrigando até 10 pessoas simultaneamente e com áreas para lazer e condução da ciência. Promovendo um dos seus maiores ideais, a empresa promete um tipo de ambiente empresarial misto, que permitirá receber um número considerável de pessoas que queiram utilizar as instalações, exatamente como funciona um parque empresarial.

Embora não haja informações ainda sobre as empresas que possuem acordo para utilizar essas instalações, além da nave Starliner, da Boeing, a Sierra Space também deverá usar sua nave Dream Chaser para transportar pessoas e cargas até a Orbital Reef na baixa órbita da Terra. A Blue Origin considera levar as peças desta unidade espacial por meio do seu foguete New Glenn, mas é possível também que ela utilize outras empresas comerciais.

Confira o vídeo para entender mais sobre o projeto da Blue Origin:

Estação Espacial Internacional dura até 2028

Conforme divulgado no início deste ano, a Estação Espacial Internacional tem o tempo de vida e funcionamento garantido até 2024, mas a NASA espera conseguir estender esse prazo para até 2028. De toda forma, o ciclo da ISS está terminando e isso é inevitável e os planos da Blue Origin, podem fazer a NASA adotar uma dessas instalações da Orbital Reef para continuar com suas pesquisas no espaço.

O projeto mais realista da Blue Origin, por enquanto, envolve o seu foguete suborbital New Shepard, projetado para levar pagantes à fronteira do espaço. Até o momento, a empresa já levou oito pessoas para fora da Terra, incluindo o próprio Jeff Bezos na primeira viagem.

Fonte: The Verge