Uma nova imagem capturada do buraco negro Messier 87 (M87), revelou detalhes sobre sua borda em que mostra o campo magnético em atividade. Descoberto em abril de 2019 e divulgado em uma imagem embaçada onde é possível apenas ver a sua coloração e formato, foi identificado que este é um gigantesco buraco negro alojado no coração da galáxia Messier 87 (M87). Sua distância da Terra é de 55 milhões de anos-luz, e uma atualização da imagem exibe o monstro cósmico em um círculo escuro cercado pelo que podemos chamar de anel flamejante.

A captura da imagem é resultado da colaboração com a Event Horizon Telescope (EHT), e se tornou uma evidência histórica, a maior e mais importante forma de comprovar a existência de buracos negros.

Esses são corpos gigantescos e massivos ao mesmo tempo que são compactos, e um poder de destruição imensurável, tão absurdo que nem mesmo a luz escapa. Ver essa imagem com o aspecto mais nítido ajudará a ciência a entender como esses monstros se comportam, além de responder outras grandes perguntas sobre o surgimento do universo.

Confira abaixo um vídeo publicado pelo canal European Southern Observatory (ESO) no YouTube, em que é possível acompanhar a incrivel viagem da Terra até o buraco negro M87, o primeiro já fotografado até hoje:

Vídeo incorporado do YouTube