Eclipse solar: como ver o fenômeno no Brasil que acontece nesta segunda-feira

O fenômeno poderá ser visto de forma parcial no Brasil, e se você está ansioso para isso, saiba que existem alguns cuidados importantes a serem tomados. Confira!

Eclipser Solar parcial poderá ser visto durante a tarde desta segunda-feira no Brasil.
Eclipser Solar parcial poderá ser visto durante a tarde desta segunda-feira no Brasil.

Hoje, 14 de dezembro de 2020, um eclipse solar acontece e será visível em algumas partes do Brasil. O evento é considerado como Eclipse Solar Total já que o satélite lunar cobrirá o Sol por completo, no entanto, no Brasil poderemos chamar de Eclipse Solar Parcial, já que será visível apenas um corte sobre o Sol, que ficará coberta pela Lua. Em algumas regiões do país o corte será maior, já em outras a visão pode ser bem singela.

O Eclipse Solar que acontece hoje, ocorrerá de novo apenas em 14 de outubro de 2023, por isso temos uma bela oportunidade para quem gosta desse tipo de fenômeno. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados.

Nada de óculos de Sol!

Como sabemos, olhar para o Sol não é uma tarefa muito simples, por conta disso, qualquer descuido ao assistir o fenômeno de hoje pode ser bem perigoso. A observação do Eclipse Solar requer muito cuidado. Existem artefatos próprios para a observação da estrela solar, mas nem todo mundo dispõe desses objetos em casa, e de forma improvisada, algumas pessoas arrumam um jeitinho para olhar para o Sol, porém, olhar diretamente para o sol sem o equipamento correto pode causar cegueira, fique atento.

NÃO utilize placas de Raio X, filmes fotográficos, vidros de garrafa, ou vidros de janela/carro esfumaçados, reflexos em bacias com água, CDS, binóculos e nem mesmo telescópios.

O que NÃO fazer para ver o eclipse solar. (Imagem: Reprodução/Marcos Calil)
O que NÃO fazer para ver o eclipse solar. (Imagem: Reprodução/Marcos Calil)

E como observar?

Basicamente existem duas maneiras de assistir o fenômeno: de forma direta ou indireta. Como assim?

Forma Direta

Se você tiver em casa uma lente de vidro de solda número 14, você poderá assistir o Eclipse solar de forma segura. Porém, esse é uma lente difícil de encontrar, e uma segunda alternativa é utilizar a lente número 12, que pode ser encontrada geralmente em lojas que vendem materiais de construção e seu preço chega até R$ 15 aproximadamente. Importante: NÃO utilize lentes inferiores ao número 12.

Mesmo com essas lentes, saiba que ainda será necessário seguir as etapas de forma rigorosa. Veja;

Passo 1. Abaixe a cabeça e coloque o vidro de solda na frente dos olhos;

Passo 2. Erga a cabeça e olhe para o eclipse solar por no máximo, 10 segundos;

Passo 3. Abaixe a cabeça e retire o vidro de solda.

IMPORTANTE: NUNCA retire a lente da frente dos olhos enquanto estiver olhando para o Sol, pois ocorre o risco de queimar as retinas dos seus olhos.

Forma Indireta

Caso você não disponha das lentes de soldados conforme mencionado acima, você também pode usar um objeto que toda casa tem: um escorredor de macarrão. Sabemos que existem vários modelos desse tipo de objeto, porém, o recomendado é que se use o escorredor de macarrão que tenha furos circulares. Na verdade, qualquer objeto que possua um furo no formato de círculo pode ser utilizado, até mesmo uma folha de sulfite com um furo de agulha no meio.

A imagem abaixo mostra como utilizar o escorredor de macarrão para assistir o fenômeno que ocorre hoje.

Você pode utilizar um escorredor de macarrão para observar o Eclipse Solar.
Você pode utilizar um escorredor de macarrão para observar o Eclipse Solar.

Além dessas opções, o professor Marcio Calil, especialista em acompanhamento de astros e fenômenos como esse, fará uma live em seu canal no YouTube e esta é uma forma segura para assistir o Eclipse Solar de hoje. Para isso, ele usará dois telescópios específicos; um Coronado, próprio para utilização na observação do Sol. O telescópio Coronado, específico para observação do Sol, e um telescópio refletor Newtoniano, que é preparado e munido de filtros solares Baader e Thousand.

Você pode conferir o vídeo abaixo dessa Super Live Especial. O evento ocorrerá ao vivo e começará em alguns instantes.

Horários do Eclipse Solar de hoje

O professor Marcio Calil desenvolveu uma ilustração que nos ajuda a saber que horário o evento provavelmente acontecerá para cada região do Brasil. Na imagem, ele deixou bem claro que o fenômeno poderá ser assistido apenas para quem está localizado em estados ou cidades abaixo da linha verde. Quanto mais próximo dessa linha verde, menos visível será o Eclipse Solar de hoje. Sendo assim, na Região Sul do Brasil, o fenômeno ocorrerá de forma mais acentuada, como o Sol devidamente cortado.

O Eclipse Solar de hoje ocorrerá entre 12 horas e 15 horas, e o mapa abaixo disponibilizado pelo site ClimaTempo mostra que devido a nebulosidade presente no céu durante esse fenômeno a visualização do eclipse poderá ser afetada.

O céu não estará limpo em boa parte do Brasil durante o fenômeno. (Imagem: Reprodução/ClimaTempo)
O céu não estará limpo em boa parte do Brasil durante o fenômeno. (Imagem: Reprodução/ClimaTempo)

Fonte: Marcos Calil e ClimaTempo.

Poco F3, Poco X3 Pro ou Poco X3 GT: Qual tem a melhor bateria?

Conteúdo relacionado

POCO M3, celular de entrada ainda aguenta os jogos? | Roda Liso ENTRADA
Roda Liso

POCO M3, celular de entrada ainda aguenta os jogos? | Roda Liso ENTRADA

Estamos dando boas vindas ao primeiríssimo episódio do Roda Liso de Entrada, somente com smartphones leves, revisitando o clássico POCO M3.

Artemis: Conheça os 18 astronautas escolhidos pela NASA para missões na Lua
Ciência

Artemis: Conheça os 18 astronautas escolhidos pela NASA para missões na Lua

EUA quer que o homem volte à Lua, e uma equipe inicial composta por 18 astronautas será treinada pela agência espacial americana para o programa Artemis que chegará ao satélite lunar em 2024. Confira!

Nova constelação de satélites pode causar colisões no espaço e preocupa NASA
Ciência

Nova constelação de satélites pode causar colisões no espaço e preocupa NASA

Um alerta foi emitido para a empresa que tem planos de construir uma megaconstelação de 243 satélites de comunicação 4G e 5G e que ficariam na mesma altura dos equipamentos de monitoramento científico da agência espacial