Eclipse é uma palavra que vem do latim, eclipsis, que é proveniente do grego, ekleipsis, sendo que na época significava abandonar, sair de um lugar, deixar de fora. A palavra ekleipein, como verbo tem o significado de "deixar de aparecer" ou "esquecer um lugar", e é formada pelo prefixo ek (fora) e leipein (deixar).

Os eclipses, há milênios, são considerados como pontos de mudanças, crises e até possíveis calamidades. No passado, eles causavam muito medo entre as pessoas, por isso eram realizados rituais para poder "exorcizar" os seus efeitos do mal.

Significado de Eclipse

Eclipse é um fenômeno bastante estudado pela astronomia há muitos anos. Ele indica o desaparecimento temporário de um astro, quando ocorre a interposição no mesmo nível entre dois astros, ou seja, quando um corpo celeste encobre o outro. Na Terra o eclipse mais comum acontece entre o Sol e a Lua. No entanto, vale ressaltar que os astrônomos já detectaram eclipses em astros mais distantes.

O eclipse que pode ser visto da Terra é total ou parcial, de acordo com vários fatores que precisam ser levados em consideração, como a posição do observador e também a posição dos astros quando o fenômeno ocorre.

Em resumo, o eclipse ocorre quando um corpo celeste fica na sombra de outro.

Eclipse de Planetas

Para a maioria das pessoas, o eclipse só é conhecido do Sol e da Lua, porém, há também o eclipse entre planetas. Eles também podem ser observados a olho nu. O fenômeno acontece quando um planeta passa na frente de outro. Tal acontecimento é mais difícil de ser isto a olho nu, no geral, é necessário o uso de telescópios.

Eclipse Lunar

O eclipse lunar, ou seja, da Lua, acontece quando a Lua está diametralmente aposta ao Sol, na mesma direção entre a Terra e o Sol. Com isso, o cone de sombra da Terra é que acaba sendo projetada sobre a Lua, daí o eclipse lunar.

O eclipse da Lua pode ser visto em todos os locais em que a Lua esteja acima do horizonte, assim, quando a noite se aproxima ou mesmo quando o dia está amanhecendo naquele local.

Com duração longa, um eclipse lunar pode chegar a 3 horas e 48 minutos. A fase de eclipse total pode durar 1 hora e 42 minutos. Neste momento a sombra da Terra bate diretamente na Lua.

Também existe o eclipse penumbral, que ocorre quando a sombra da Terra não é tão escura para poder esconder o brilho da Lua, com isso, ela fica um pouco acinzentada.

Eclipse solar

O eclipse solar ocorre quando a Lua passa em frente ao Sol. O astro pode ser ocultado de forma parcial ou mesmo total.

Quando a Lua está mais próxima da Terra, em seu movimento orbital, o cone da sua sombra pode deixar um rastro na superfície da Terra. Tal área corresponde ao eclipse total do Sol.

Porém, quando a Lua encontra-se mais distante da Terra, o cone de sombra não consegue chegar até nós, e então ocorre apenas o eclipse parcial do Sol.

O eclipse total do Sol tem duração bem menor do que da Lua, com duração máxima de 7 minutos e 30 segundos. Já o parcial pode acontecer em no máximo, 12 minutos e 30 segundos.

O eclipse anular acontece quando o tamanho da Lua não consegue encobrir totalmente o Sol, com isso é formado apenas um anel em volta da sombra do eclipse.

Confira as próximas datas de eclipses:

Lunar

23 de março de 2016 - Penumbral da Lua

16 de setembro de 2016 - Penumbral da Lua

11 de fevereiro de 2017 - Penumbral da Lua

7 de agosto de 2017 - Parcial da Lua

31 de janeiro 2018 - Total da Lua

27 de julho de 2018 - Total da Lua

21 de janeiro de 2019 - Total da Lua

16 de Julho de 2019 - Parcial da Lua

10 de janeiro de 2020 - Penumbral da Lua

5 de junho de 2020 - Penumbral da Lua

5 de julho de 2020 - Penumbral da Lua

30 de novembro de 2020 - Penumbral da Lua

 

Solar

9 de março de 2016 - eclipse solar total

23 de março de 2016 - eclipse lunar penumbral

1 de setembro de 2016 - eclipse anular solar

16 de setembro de 2016 - eclipse lunar penumbral

11 de fevereiro de 2017 - eclipse lunar penumbral

26 de fevereiro de 2017 - eclipse solar anular

7 de agosto de 2017 - eclipse lunar parcial

21 de agosto de 2017 - eclipse solar total

31 de janeiro de 2018 - eclipse lunar total

27 de julho de 2018 - eclipse lunar total

21 de janeiro de 2019 - eclipse lunar total

2 de julho de 2019 - eclipse solar total

16 de julho de 2019 - eclipse lunar parcial

26 de dezembro de 2019 - eclipse solar anular

10 de janeiro de 2020 - eclipse lunar penumbral