Uma rachadura no módulo Zvezda da Estação Espacial Internacional está permitindo um vazamento de ar persistente há cerca de um ano. Em setembro do ano passado, quando essa rachadura apareceu, a tripulação tentou consertar o vazamento com um fita resistente ao calor. Agora, devido ao tempo, o módulo precisou receber um novo conserto temporário.

Um representante da agência espacial russa Roscosmos confirma que o módulo Zvezda, na Estação Espacial Internacional, recebeu com sucesso um novo conserto temporário. Dessa vez, o cosmonauta Sergey Ryzhikov, retirou o lacre de fita, limpou o local com algodão umedecido com álcool e cobriu a rachadura de 4 cm de extensão com um remendo temporário feito de borracha e alumínio.

É óbvio que esta não é a solução mais indicada para o problema, mas de acordo com informações de Vladimir Solovyov, diretor de voo do segmento russo do laboratório orbital, uma missão está planejada para enviar suprimentos de oxigênio, e nessa ocasião esperam que apresentem um conserto que solucionem o problema de uma vez por todas.

Causa e riscos à tripulação

Não é possível afirmar como essa rachadura apareceu, mas acredita-se que tenha sido causada por algum impacto externo, como um objeto que se encontrou com o módulo, porém os especialistas da Roscosmos não confirmam o que de fato aconteceu.

Quando esse vazamento apareceu, foi preciso fazer uma investigação em toda a ISS para conseguir identificar o problema, já que a única pista foi uma elevação de ar identificada no interior da estação. Vários procedimentos foram realizados, até por fim identificar que o problema estava no módulo russo Zvezda. Sobre os riscos, é possível afirmar que mesmo sendo inconveniente, o vazamento não apresenta nenhum tipo de risco à tripulação.