Fóssil de T.Rex é leiloado por $31,85 milhões de dólares

Um fóssil de T.Rex foi leiloado a preço recorde, por $31,85 milhões e se tornou o fóssil de dinossauro mais caro já vendido.

Imagem: Divulgação

Um Tyrannosaurus rex fossilizado vendido em leilão por $ 31,85 milhões se tornou o fóssil de dinossauro mais caro já vendido. O dinossauro foi apelidado de Stan em homenagem ao paleontólogo amador Stan Sacrison, que o descobriu em 1987.

Stan é um dos apenas cerca de 50 fósseis de T. rex já descobertos. Um espécime de T. rex de 67 milhões de anos, chamado Stan, será leiloado pela Christie's em 6 de outubro e estará em exibição nas vitrines do Rockefeller Center da Christie's a partir de quarta-feira.

Um Tyrannosaurus rex fossilizado, apelidado de Stan, vendido em um leilão por US $ 31,85 milhões, tornando-se o fóssil de dinossauro mais caro já vendido. O espécime de 67 milhões de anos, um dos mais famosos fósseis de T. rex por causa de seu bom estado, esmagou sua estimativa de venda original de US $ 6 milhões a US $ 8 milhões.

O comprador anônimo no leilão de terça-feira conduzido pela Christie's foi um licitante por telefone. A venda mostrou amplo interesse entre ricos colecionadores de ossos de dinossauros e refletiu um forte mercado de obras raras de troféus, apesar da pandemia global de coronavírus.

Stan é um dos apenas cerca de 50 fósseis de T. rex já descobertos, com a maioria em museus. Ele está em exibição há anos no Instituto Black Hills de Pesquisa Geológica em Hill City, Dakota do Sul. É um dos fósseis de T. rex mais completos já encontrados, com 188 ossos, a cabeça em perfeitas condições e dentes de mais de 30 centímetros de comprimento. Muitas vezes tem sido usado como modelo para estatuetas e representações de T. rex.

Um esqueleto de Tyrannosaurus rex (T-Rex), denominado STAN, está em exibição durante uma prévia para a imprensa no Rockefeller Center de Christie em 15 de setembro de 2020 na cidade de Nova York.

O último T. rex completo a ser leiloado foi em 1997, quando um espécime apelidado de Sue foi vendido pela Sotheby's por US $ 8,36 milhões. Ele foi vendido para o Field Museum of Natural History em Chicago, com ajuda financeira da Disney, McDonald's e outras empresas e indivíduos.

O fóssil vendido na terça-feira foi encontrado em 1987 pelo paleontólogo amador Stan Sacrison, daí o nome do fóssil, na formação Hell Creek, parte de uma área conhecida como Badlands do Cretáceo.

Inicialmente, os ossos foram erroneamente identificados como um tricerátopo mais comum. Mas em 1992, paleontólogos do instituto o reconheceram como um T. rex. Demorou mais de 30.000 horas para escavar cuidadosamente e, posteriormente, foi instalado e exibido no instituto.

Os paleontologistas dizem que Stan pesava de 7 a 8 toneladas em seu pico e mostrava sinais de uma vida difícil e violenta. Ele quebrou o pescoço, com duas de suas vértebras coladas e uma terceira imobilizada. Ele também teve um furo no crânio e nas costelas.

5 Fones Bluetooth, qual comprar?

Estudo indica que meteoro não é causa única da extinção dos dinossauros

Estudo indica que meteoro não é causa única da extinção dos dinossauros

O fim dos dinossauros pode não ter ocorrido exclusivamente pela queda do meteoro, outro fator importante pode ter contribuído para isso.

Dinossauro que viveu há 233 milhões de anos é encontrado no Brasil

Dinossauro que viveu há 233 milhões de anos é encontrado no Brasil

A ossada do novo dinossauro foi encontrada em 2012 na Formação Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em rochas do período Triássico Superior.

Novas espécies de dinossauro são descobertas em Neuquén, na Patagônia

Novas espécies de dinossauro são descobertas em Neuquén, na Patagônia

A área de Neuquén, há 110 milhões de anos, bastante provavelmente era um deserto, o que tornava improvável a descoberta de um fóssil.