Os fósseis do dinossauro gigante mais antigo foram encontrados por cientistas no noroeste da Argentina. Dentre as duas principais características temos um animal herbívoro com quatro patas, pescoço com comprimento médio e um rabo comprido, sendo assim considerado um dos maiores animais terrestres que já existiu na Terra.

O dinossauro gigante mais antigo que já habitou o planeta há mais de 200 milhões de anos foi descoberto pelos pesquisadores argentinos no sítio paleontológico localizado próximo à província de San Juan, na Argentina.

O dinossauro foi batizado pelos pesquisadores como "Ingentia prima", ou seja, "o primeiro gigante", isso porque ele pesava aproximadamente 10 toneladas e tinha mais de 10 metros de altura. A espécie teria vivido cerca de 210 milhões de anos.

Fósseis do dinossauro gigante

A paleontóloga Cecilia Apaldetti, da Universidade Nacional de San Juan, na Argentina, a principal autora do estudo publicado na segunda-feira no periódico científico Nature Ecology & Evolution, disse "Vemos no Ingentia prima a origem do gigantismo, os primeiros passos que permitiram que, mais de 100 milhões de anos mais tarde, saurópodes de até 70 toneladas pudessem surgir, como aqueles que viveram na Patagônia".

Vale ressaltar que o Ingentia prima foi um dos primeiros membros do grupo de dinossauros denominado saurópodes, que posteriormente incluiu as maiores espécies terrestres da Terra, no caso, os colossos patagônios Argentinosaurus, Patagotitan e Dreadnoughtus.

Dr. Cecilia Apaldetti com uma ilustração de Ingentia Prima

Outro aspecto interessante é que ao contrário dos saurópodes tardios, o dinossauro encontrado não tinha suas pernas semelhantes a pilastras. Além disso, o seu pescoço era mais curto em comparação a estes, que por sua vez possuíam os pescoços mais longos em relação ao comprimento do corpo.

"O Ingentia não foi somente o maior dinossauro, mas também o maior animal terrestre de qualquer tipo em sua época", completou Cecília.