Uma união hispano-argentina identificou uma espécie de dinossauro desconhecida até então em Neuquén, na Patagônia, que teria vivido a mais de 110 milhões de anos atrás.

O novo dinossauro pertence à família dos Rebbachisauridae, um tipo de quadrúpede herbívoro. Os fósseis que foram descobertos eram de um adulto de 10 a 12 metros e dois jovens que deveriam ter entre seis e sete metros de comprimento. De acordo com o Independent, muito provavelmente esses dinossauros se alimentavam de folhas e grama, viajavam juntos e acabaram morrendo por alguma circunstância.

"Encontramos a maioria dos ossos cranianos: o focinho, as mandíbulas, muitos dentes, também os ossos que definem as órbitas oculares, por exemplo, e assim conseguimos criar uma reconstrução quase completa", disse Jose Luis Carballido, pesquisador do museu Egidio Feruglio disse à  Agence France Presse .

Novas espécies de dinossauro são descobertas em Neuquén, na Patagônia.

"Não é apenas a descoberta de uma nova espécie em uma área onde você não esperaria encontrar fósseis, mas o crânio está quase completo."

A área de Neuquén, há 110 milhões de anos, bastante provavelmente era um deserto, o que tornava improvável a descoberta de um fóssil.

As espécies encontradas foram nomeadas de Lavocatisaurus, que de acordo com o Clarín, é em homenagem ao paleontólogo francês René Lavocat, que descobriu o primeiro dinossauro Rebbachisauridae no deserto do Saara na década de 1950.

Os fósseis se encontram agora no Museu Olsacher de Ciências Naturais em Zapala, Neuquén.

Fonte: TheNextWeb