Elon Musk demonstra sucesso do Neuralink em live

O chip cerebral Neuralink poderia curar transtornos e doenças cerebrais comuns, desde a cegueira até depressão. O sucesso do dispositivo foi mostrado em um porco cobaia durante a transmissão.

Imagem: Divulgação AFP via Getty Images
Imagem: Divulgação AFP via Getty Images

O bilionário Elon Musk mostrou seu mais recente sucesso tecnológico, um implante de chip cerebral, descrevendo a tecnologia como "um Fitbit em seu crânio, com minúsculos fios". O empresário visionário encerrou agosto de 2020 ao anunciar no YouTube ao vivo que domina os implantes cerebrais que monitoram e até mesmo controlam parcialmente o cérebro.

Na sexta-feira (28), Elon Musk foi ao YouTube para transmitir ao vivo o mais recente feito de sua misteriosa empresa de neurociência Neuralink. O novo desenvolvimento em questão foi descrito por seu criador como "um Fitbit em seu crânio, com minúsculos fios". Basicamente, é uma interface cérebro-máquina do tamanho de uma moeda. Durante a transmissão, Musk ainda afirmou que essa pesquisa daria "superpoderes" aos seres humanos.

Neuralink não é exatamente novo, foi fundado em 2016 e tem feito alguns progressos insanos desde então. No site, a empresa diz que desenvolve "interfaces cérebro-máquina de largura de banda ultra elevada para conectar humanos e computadores".

Uma transmissão ao vivo mostrou o sucesso do dispositivo Neuralink na cobaia Gertrude, uma porca que foi a primeira cobaia viva a receber o chip, tendo sido implantado com o dispositivo há dois meses.

Embora Gertrude seja o primeiro, Musk diz que pretende desenvolver o Neuralink a um nível de sofisticação onde possa ser implantado com segurança no cérebro humano. Para fazer isso, teria que ser feito manipulando os fios no crânio sem comprometer o cérebro.

Assim, essencialmente, as cirurgias seriam realizadas por micro-robôs "altamente precisos" "com quase uma agulha e linha micro-precisas, semelhantes a uma máquina de costura no local correto".

Mas, se tudo for adiante, aparentemente, o Neuralink pode ajudar a curar problemas cerebrais comuns, como perda de memória, cegueira, depressão, insônia, convulsões e vício.

O melhor celular intermediário para importar?

Conteúdo relacionado

A história de Elon Musk [vídeo]
Tecnologia

A história de Elon Musk [vídeo]

Se você sempre quis ser Steve Jobs, prepare-se para querer ser Elon Fucking Musk

Tecnologia

"Chips cerebrais" de Elon Musk receberão uma demonstração nesta sexta-feira (28)

Essa tecnologia permitiria o monitoramento do cérebro humano e, posteriormente, até mesmo o controle hormonal e de ansiedade.

Tesla revela pela primeira vez detalhes de sua produção de células de bateria
Tesla

Tesla revela pela primeira vez detalhes de sua produção de células de bateria

A Tesla abriu sua gigantesca fábrica em Nevada pela primeira vez para um programa televisivo revelar detalhes inédito da produção de suas células de bateria 2170.