Dois astronautas dos EUA que voaram para a Estação Espacial Internacional (ISS) na nave espacial da SpaceX caíram no Golfo do México após uma viagem de dois meses. A aterrissagem marca um final bem-sucedido da primeira missão tripulada da NASA em nove anos.Os astronautas ficaram ancorados na Estação Espacial Internacional por cerca de dois meses. Bob Behnken e Doug Hurley desembarcaram da ISS no sábado e voltaram para casa para pousar nas ondas da costa de Pensacola, na Flórida, após uma viagem de 21 horas durante a noite a bordo da espaçonave Crew Dragon Endeavor.

A missão bem-sucedida foi um teste final para determinar se a espaçonave de Elon Musk pode transportar astronautas de e para a órbita, um feito que nenhuma empresa privada realizou antes. "Em nome das equipes da SpaceX e da NASA, sejam bem-vindos de volta ao Planeta Terra. Obrigado por voar na SpaceX", disse o controle da missão da SpaceX após a queda.

Para a sequência de retorno, propulsores a bordo e dois conjuntos de para-quedas trabalharam autonomamente para desacelerar a cápsula, elevando a velocidade de Behnken e Hurley de 28.100 quilômetros por hora em órbita para 563 km / h na reentrada atmosférica e, eventualmente, 24 km / h no pouso..

Durante a reentrada na atmosfera da Terra, a cápsula externa da cápsula resistiu a temperaturas de até 1.900 graus, enquanto Behnken e Hurley, amarrados dentro da cabine, experimentaram temperaturas de 29 ° C. Esperava-se que a equipe passasse até uma hora flutuando dentro da cápsula antes que as equipes de recuperação conjuntas da SpaceX e da NASA os recuperassem para uma viagem de helicóptero em terra.

Lá eles serão submetidos a exames médicos antes de um voo para o Johnson Space Center da NASA em Houston, Texas. A missão de referência, lançada no Kennedy Space Center da NASA em 31 de maio, marcou a primeira vez que a agência espacial lançou pessoas do solo americano desde que seu programa de ônibus espacial se aposentou em 2011.

Desde então, os Estados Unidos contaram com o programa espacial da Rússia para lançar seus astronautas para o espaço. a estação espacial. O regresso a casa de Behnken e Hurley também foi o primeiro mergulho tripulado em uma cápsula americana em 45 anos.

Autoridades da Nasa disseram que o Crew Dragon, uma cápsula com sete assentos de astronauta, estava em uma condição "muito saudável" enquanto atracado na estação espacial, onde os astronautas realizavam testes e monitoravam o desempenho da espaçonave.

A NASA, com o objetivo de impulsionar um mercado espacial comercial, concedeu quase US $ 8 bilhões à SpaceX e à Boeing Co coletivamente em 2014 para desenvolver cápsulas espaciais, experimentando um modelo de contrato que permitia à agência espacial comprar assentos de astronauta das duas empresas.