Em outubro, os cientistas já haviam descoberto um asteroide em formato de charuto, o qual foi chamado de Oumuamua. Agora, os astrônomos poderão conferir mais um corpo celeste com formato estranho que deve se aproximar da Terra no próximo ano.

O pequeno asteroide tem o formato muito semelhante com uma caveira e passou próximo a Terra no final do mês de outubro de 2015, mesmo período em que muitos países comemoram o Dia das Bruxas. Com isso, os cientistas o apelidaram de "Asteroide do Halloween". O asteroide 2015 TB145, na última vez que se aproximou do planeta Terra, estava a uma distância de aproximadamente 486 mil km, em comparação com a distância da Lua e da Terra, isso significa 1,3 vezes a distância.

Por isso, muitos cientistas conseguiram obter imagens mais nítidas do objeto, através da sua proximidade, conseguiram notar de acordo com alguns ângulos, a sua semelhança com um crânio humano, pelas boas condições de iluminação.

Na época, o pesquisador Pablo Santos-Sanz, dos Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC), chegou a organizar campanhas de observação do asteroide para descobrir as suas características.

No entanto, o Asteroide do Hallowein poderá ser conferido novamente em novembro de 2018, porém em uma distância cinco vezes maior que entre a Terra e a Lua, uma proximidade que ainda permite estudos.

Asteroide com formato de crânio humano deve se aproximar da Terra em novembro de 2018.

Entretanto, os pesquisadores ressaltam que um encontro mais emocionante deve ocorrer em 2088, quando o asteroide 2015 TB145 se aproximará da Terra a uma distância que equivale a 20 vezes a distância entre a Terra e o satélite.

Descobertas sobre o "Asteroide do Halloween"

De acordo com um estudo publicado por Pablo Santos-Sanz e sua equipe de periódico Antronomy and Astrophysics, o Asteroide do Halloween possui entre 625 a 700 metros de diâmetro. Além disso, eles também constataram que o período de rotação do corpo celeste que teria duração de um dia, entre 2,94 horas e 4,78 horas, segundo seus cálculos e observações, e seu formato é de eclipse achatada que reflete apenas 5% e 6% da luz do sol.

Em nota, Santos-Sanz disse "Isso significa que é um asteróide muito escuro, só um pouco mais reflexivo que o carvão".

Cientistas acreditam que seja um cometa extinto
Cientistas acreditam que seja um cometa extinto.

Desta forma, acredita-se que o Asteroide do Halloween, possa ser um cometa extinto, que ao passar ao redor do Sol perdeu uma quantidade considerável de água e outros componentes voláteis. Assim como acredita-se que o asteroide Oumuamua seja um tipo de cometa disfarçado de asteroide, neste caso, em forma de charuto.

No entanto, cometas e asteroides diferem pelas suas composições, mas nem sempre é uma tarefa fácil, pelas observações que se consegue fazer pelas grandes distâncias. No caso dos cometas, eles contam com uma proporção maior de gelo e rochas, enquanto que os asteroides são mais rochosos e metálicos.

Com a nova passagem do corpo celeste no final de 2018, os pesquisadores acreditam que será possível averiguar um pouco mais o objeto, Pablo Santos-Cruz ressaltou "Apesar de essa passagem próxima não ser tão favorável, conseguiremos como obter novos dados que podem aumentar nosso conhecimento sobre a massa dele e outras que passam pelo planeta".