Um asteroide de 5 km de extensão estaria se aproximando da Terra no próximo mês, a rocha espacial deve cruzar o nosso planeta no dia 16 de dezembro com cerca de 10 milhões de quilômetros de distância. Pode até parecer muito distante, mas é 26 vezes a distância da Terra com a Lua.

Asteroide Phaeton
Asteroide Phaeton

De acordo com a NASA, Agência Espacial dos Estados Unidos, não há motivo para preocupação, pois a passagem do asteroide 3200 Phaeton não deve causar nenhum dano ao nosso planeta. "As imagens serão excelentes para obter um modelo 3D detalhado do objeto espacial", ressaltou a agência espacial. As observações serão feitas através dos observatórios de Arecibo, em Porto Rico e em Goldstone, na Califórnia.

Chuva de Meteoros

O Phaeton pode ser o responsável pelas chuvas de meteoros das Geminíadas, acreditam os cientistas. Este acontecimento pode ser obeservado todos os anos nos dias 13 e 14 de dezembro, isso porque a órbita de Phaeton é muito semelhante.

Asteroide estaria quebrando
Asteroide estaria quebrando

No entanto, as chuvas de meteoros normalmente são causadas pelos cometas que contam com uma "cauda" composta por estilhaços e gelo. A princípio, isto não acontece com o Phaeton, ele estaria de quebrando e isso estaria fazendo com que ele apresente características semelhantes às dos cometas.

Nova aproximação em 2050

Segundo informações da NASA, a aparição de 2017 será a mais próxima da Terra desde a descoberta do asteroide em 1983. Acredita-se que o objeto possa até mesmo ser observado por telescópios pequenos. Porém, se faz necessária experiência neste tipo de observação e o local precisa ser escuro para a visualização, como locais em zonas rurais que não há incidência de luz de lâmpadas.

Nova aparição deve ocorrer em 2050
Nova aparição deve ocorrer em 2050

Segundo os cálculos da agência espacial dos EUA, o asteroide deve voltar a se aproximar do planeta novamente em 2050. Após, em 14 dezembro de 2093 deve chegar a proximidade de 1,9 milhões de quilômetros da Terra, ainda mais próximo, o que não significa que vai atingir nosso planeta, afirma a NASA.

Com base na trajetória dos asteroides, são classificados como maiores Asteroides Possivelmente Danoso (PHA), nesta classificação o Phaeton é considerado o terceiro maior, perdendo apenas para o 53319 1999 JM8 com 7 km de extensão e o 4183 Cuno com aproximadamente  5,6 km de distância.