No próximo dia 12 de outubro, de acordo com astrônomos, um asteroide irá passar muito próximo ao nosso planeta. Segundo informações, ele possui o tamanho de uma casa.

O asteroide, nomeado de TC4, irá passar a uma distância de 44 mil quilômetros da Terra, o que representa a um oitavo da distância entre a Terra e a Lua, disse a Agência Espacial Europeia (ESA).

TC4, o asteroide que passará perto da Terra em outubro
TC4, o asteroide que passará perto da Terra em outubro

O mesmo objeto espacial já passou pela Terra em 2012, a uma distância de cerca de 88 mil quilômetros, ou seja, o dobro da atual prevista para este ano. O asteroide possui de 15 a 30 metros de comprimento.

De acordo com os cientistas, o fenômeno já estava sendo aguardado, porém, ainda não se sabia a que distância ele passaria. Para quem já ficou preocupado com a informação, Deflet Koschny, da equipe de pesquisa "Near Earth Objects" ("Objetos perto da Terra") da ESA, disse que ele "não vai atingir a Terra". "Essa é a coisa mais importante a se dizer", completou.

Os asteroides são corpos rochosos que sobraram da formação do sistema solar, há cerca de 4,5 milhões de anos atrás. Mesmo havendo milhões de tais objetos espaciais, a grande maioria está situada em um cinturão entre as órbitas de Marte e Júpiter.

Caso um asteroide realmente atinja a atmosfera poderia acarretar em uma grande explosão. Vale mencionar que em 2013, um asteroide um pouco maior que o TC4, com 40 metros diâmetro, acabou caindo na cidade de Chelyabinsk, na Rússia.