Oficina da Net Logo

Asteroide irá passar próximo da Terra em outubro

Asteroide de tamanho razoável irá passar bem próximo ao nosso planeta. De acordo com especialistas, ele não apresenta perigo.

Por | @oficinadanet Ciência Pular para comentários

No próximo dia 12 de outubro, de acordo com astrônomos, um asteroide irá passar muito próximo ao nosso planeta. Segundo informações, ele possui o tamanho de uma casa.

O asteroide, nomeado de TC4, irá passar a uma distância de 44 mil quilômetros da Terra, o que representa a um oitavo da distância entre a Terra e a Lua, disse a Agência Espacial Europeia (ESA).

TC4, o asteroide que passará perto da Terra em outubroTC4, o asteroide que passará perto da Terra em outubro

Leia também: Leia em destaque: Como seria o mundo se a Terra fosse plana.

O mesmo objeto espacial já passou pela Terra em 2012, a uma distância de cerca de 88 mil quilômetros, ou seja, o dobro da atual prevista para este ano. O asteroide possui de 15 a 30 metros de comprimento.

De acordo com os cientistas, o fenômeno já estava sendo aguardado, porém, ainda não se sabia a que distância ele passaria. Para quem já ficou preocupado com a informação, Deflet Koschny, da equipe de pesquisa "Near Earth Objects" ("Objetos perto da Terra") da ESA, disse que ele “não vai atingir a Terra”. "Essa é a coisa mais importante a se dizer", completou.

Os asteroides são corpos rochosos que sobraram da formação do sistema solar, há cerca de 4,5 milhões de anos atrás. Mesmo havendo milhões de tais objetos espaciais, a grande maioria está situada em um cinturão entre as órbitas de Marte e Júpiter.

Caso um asteroide realmente atinja a atmosfera poderia acarretar em uma grande explosão. Vale mencionar que em 2013, um asteroide um pouco maior que o TC4, com 40 metros diâmetro, acabou caindo na cidade de Chelyabinsk, na Rússia.

MAIS SOBRE: #asteroide  #Terra  #ciência  #espaço
Comentários
Carregar comentários