Oficina da Net Logo

Asteroide passa raspando pela Terra sem ser percebido

Sem ser notado, asteroide do tamanho de um avião passa muito próximo à Terra.

Por | @oficinadanet Ciência

Os asteroides, como bem sabemos, representam um grande risco para o nosso planeta. Caso algum deles entre em contato com a Terra, o estrago seria realmente grande. Porém, com a tecnologia atual, sabemos que eles podem ser detectados previamente, e com isso, os cientistas poderiam encontrar um modo de prevenção, não é verdade? Infelizmente, não é.

Para comprovar o fato, um asteroide do tamanho de um avião passou raspando pela Terra e os astrônomos só foram perceber a sua presença após alguns dias.

Nomeado de 2017 001, o asteroide viajava a 37 mil Km/h, porém, não causou qualquer dano, como diz o site EarthSky. Ele passou por nós a um terço da distância entre a Terra e a Lua. Os 123 mil quilômetros, de acordo com uma escala astronômica, são uma distância ínfima.

Asteroide 2017 001 "raspa" a TerraAsteroide 2017 001 "raspa" a Terra

Conforme os cientistas, o asteroide possui dimensões de 25 X 78 metros, ou seja, do tamanho de Boing 737. O tamanho é três vezes maior do que o meteoro que caiu na Rússia, em 2013, que ocasionou vários estragos físicos e ainda deixou milhares de pessoas feridas na cidade de Chelyabink.

Em relação ao 2017 001, o asteroide foi detectado pela primeira vez por telescópios no Havaí. Os cientistas justificam que a falta de percepção da sua presença está relacionada a sua superfície muito escura, fazendo com que a luz não refletisse, e assim, difícil de ser identificado.

Atualmente, muitos asteroides estão catalogados e os astrônomos acompanham a sua trajetória. Mas, depois desse caso, podemos dizer que estamos desprotegidos, já que outros asteroides do tipo podem estar muito mais perto de nós do que imaginamos.

MAIS SOBRE Terra asteroide ciência
SHARE
+ Notícias
Assine a nossa newsletter
Comentários