Os asteroides, como bem sabemos, representam um grande risco para o nosso planeta. Caso algum deles entre em contato com a Terra, o estrago seria realmente grande. Porém, com a tecnologia atual, sabemos que eles podem ser detectados previamente, e com isso, os cientistas poderiam encontrar um modo de prevenção, não é verdade? Infelizmente, não é.

Para comprovar o fato, um asteroide do tamanho de um avião passou raspando pela Terra e os astrônomos só foram perceber a sua presença após alguns dias.

Nomeado de 2017 001, o asteroide viajava a 37 mil Km/h, porém, não causou qualquer dano, como diz o site EarthSky. Ele passou por nós a um terço da distância entre a Terra e a Lua. Os 123 mil quilômetros, de acordo com uma escala astronômica, são uma distância ínfima.

Asteroide 2017 001
Asteroide 2017 001 "raspa" a Terra

Conforme os cientistas, o asteroide possui dimensões de 25 X 78 metros, ou seja, do tamanho de Boing 737. O tamanho é três vezes maior do que o meteoro que caiu na Rússia, em 2013, que ocasionou vários estragos físicos e ainda deixou milhares de pessoas feridas na cidade de Chelyabink.

Em relação ao 2017 001, o asteroide foi detectado pela primeira vez por telescópios no Havaí. Os cientistas justificam que a falta de percepção da sua presença está relacionada a sua superfície muito escura, fazendo com que a luz não refletisse, e assim, difícil de ser identificado.

Atualmente, muitos asteroides estão catalogados e os astrônomos acompanham a sua trajetória. Mas, depois desse caso, podemos dizer que estamos desprotegidos, já que outros asteroides do tipo podem estar muito mais perto de nós do que imaginamos.