Astrônomos irão utilizar um dos maiores telescópios do planeta para procurar vida alienígena em um objeto que ronda o nosso sistema solar. Chamado de "Oumamua", ou "primeiro mensageiro" foi detectado em outubro deste ano.

Para realizar o feito os pesquisadores irão utilizar o telescópio Green Bank, que será responsável por passar horas seguidas usando sensores que tentarão capturar algum possível sinal extraterrestre. A viagem, mesmo que não se encontre nada, não será totalmente perdida, já que os astrônomos poderão verificar outros dados, como se o objeto contém água e ainda descobrir a sua composição.

Astrônomos pretendem procurar alienígenas em asteroide de formato inusitado.
Astrônomos pretendem procurar alienígenas em asteroide de formato inusitado.

"As chances de ouvirmos alguma coisa são bem pequenas, mas se fizermos, poderemos tentar interpretá-la", disse Avi Loeb, Professor de astronomia de Harvard.

O objeto em questão foi detectado pelo telescópio Pan-Starrs na Universidade do Havaí. Conforme os estudiosos, o objeto, que possui formato de cigarro, é diferente de tudo o que já foi visto no sistema solar.

"Parece algo de origem natural, mas [seu formato] é tão peculiar, que queremos checar se há algum sinal de vida através de emissões de rádio. Se detectarmos um sinal que aparece vida extraterrestre, saberemos imediatamente."

O objeto possui 800 metros de comprimento por 80 de largura, e gira em torno de seu próprio eixo a cada sete horas e vinte minutos.