Durante a CES 2019, muitas novidades estão surgindo, entre elas, a MediaTek que mostras as suas mais novas tecnologias para a marca de chips para carros Autus, com soluções inovadoras para a indústria automotiva em quatro áreas principais:  sistemas de comunicação no veículo, entretenimento digital, assistência avançada ao motorista Vision e soluções de radar da mmWave.

 "Com tecnologia para Internet dos Veículos (IoV, da sigla em inglês) e direção automatizada, a MediaTek combinou inteligência artificial, comunicação e sensoriamento com tecnologia multimídia e avançada tecnologia de processamento de chips, para criar uma solução completa e altamente integrada de chip automotivo para esse mercado. Isso permite que os fabricantes de automóveis desenvolvam produtos a um custo menor e melhorem significativamente a experiência de viagem inteligente dos consumidores", diz JC Hsu, vice-presidente corporativo e gerente geral de desenvolvimento de negócios da MediaTek.

CES 2019:  MediaTek apresenta chips para conectar carros à internet.
CES 2019: MediaTek apresenta chips para conectar carros à internet.

Internet dos Veículos (IoV)

A Internet dos Veículos (IoV) nunca esteve tão em alta, e com crescimento bastante acelerado. A plataforma Autus chega com os principais pontos fortes da MediaTek em soluções de sistemas altamente integrados, bem como amplas tecnologias de comunicação, e capacidades de fornecer uma conectividade de rede abrangente para IoV.

O modem Autus para veículos é uma solução SoC (sistema em um chip) sendo adaptada para especificações automotivas e capaz de entregar uma operação estável, diante de um ambiente de alta temperatura, para transmitir dados em tempo real e ainda reunir requerimentos de segurança para a condução. Um módulo de segurança de hardware integrado (HSM) e o mecanismo de criptografia garantem a segurança de rede e dos dados.

Multimídia profissional no veículo

Os veículos, cada vez mais chegam com opções para lazer. Assim, a  MediaTek lançou para os fabricantes de automóveis o sistema de entretenimento automotivo Autus. Baseado nos anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento da empresa em vários dispositivos de consumo e tecnologia multimídia profissional, o sistema integra as principais tecnologias presentes no seu portfólio de smartphones, tablets, TVs digitais e Blu-ray.

Mediatek autus
Mediatek autus

Ele é capaz de suportar vários sistemas operacionais, incluindo sistemas nativos, como soluções de áudio e vídeo Android e Linux. Além disso, possui uma interface flexível que suporta diferentes tipos de monitores. Graças aos sensores no veículo e aos canais multimídia que fornecem informações sobre direção, os motoristas e passageiros podem desfrutar de uma experiência com entretenimento e segurança.

Sistema Vision - Assistência avançada ao motorista

As novas soluções incluem um sistema de assistência ao motorista totalmente baseado em visão (V-ADAS). Além disso, usa unidades versáteis de processamento de visão (VPU) para lidar com grandes quantidades de visuais dinâmicos, o que proporciona um alto nível de funcionalidade, com baixo consumo de energia. O sistema Autus V-ADAS faz uso da tecnologia de aprendizado de máquina para melhorar a precisão e a velocidade de detecção, o reconhecimento de objetos e para rastrear recursos para apoiar a detecção de faixas, veículos, pedestres, análise de movimento, calibração de múltiplas lentes e monitoramento panorâmico de veículos.

Radar mmWave

mmWave Mediatek

Os sensores e o radar mmWave, que são capazes de detectar ambientes de direção, irão se tornar uma das tecnologias mais importantes. A solução de Radar milimétrico Autus Ultra-Short Range, da MediaTek, integrada com uma antena DSP, RF e encapsulada, foi projetada para cenários de direção automatizada e com sistema anticolisão.

A solução de Radar milimétrico Autus entrou em produção em massa no ano passado, e deve entrar em produção em massa ao longo de 2019.