De acordo com um relatório da Truecaller, um serviço de identificação, as chamadas de spam cresceram 300% em todo o mundo neste ano. O fato ocorre em grande parte dos países, mesmo assim, em alguns deles houve um declínio, como é o caso dos Estados Unidos.

Os Estados Unidos caíram do segundo país com mais spam para o oitavo em um ano, de acordo com a Truecaller. Os usuários do serviço de identificação de chamadas receberam cerca de 17 ligações por mês, menos que as 21 em 2017. Grande parte das ligações são referentes a seguro ou cobrança de dívida, aponta o relatório.

Chamadas de spam cresceram 300% em 2018 no mundo.
Chamadas de spam cresceram 300% em 2018 no mundo.

Nenhuma razão aponta a queda, mas as autoridades têm tentado cada vez mais reprimir os usuários ilegais.

Porém, o problema continua aumentando em outros lugares. O Brasil foi considerado o país com mais spam em 2018, com o usuário recebendo em média 37 chamadas de spam por mês. O fato ocorre em razão das incansáveis chamadas de operadoras de telecomunicações e chamadas relacionadas a eleições, enfatizou a empresa. A Índia ocupava a primeira posição em 2017, e caiu para o segundo lugar neste ano.

De acordo com a Truecaller, no total, os seus usuários receberam 17,7 bilhões de chamadas de spam entre janeiro e outubro. Vale mencionar que a Truecaller não usa dados de fora de sua base de clientes, sendo assim, a situação pode ser outra, de modo geral. Mesmo assim, é um grande indicativo da quantidade de spam recebido durante o ano.                                                                                                                                    

Fonte: The Verge