O Banco Central do Brasil confirmou nesta segunda-feira (18) que ocorreu mais um grande vazamento de dados de chaves Pix. Desta vez, cerca de 46.093 chaves Pix vinculadas a clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia) tiveram seus dados cadastrais expostos. Felizmente, informações sigilosas como saldos, senhas e extratos não foram expostos.

Mais de 46 mil chaves Pix vazam no Brasil

De acordo com o Banco Central, o vazamento ocorreu devido a falhas pontuais nos sistemas da instituição de pagamento. No entanto, é importante ressaltar que apenas os dados cadastrais foram comprometidos, o que não afeta a movimentação financeira dos clientes.

Embora o impacto para os clientes seja considerado baixo, o Banco Central decidiu comunicar o incidente em nome da transparência. Os clientes afetados serão notificados por meio do aplicativo da Phi Pagamentos ou do internet banking da instituição. É importante que os clientes estejam atentos e desconsiderem qualquer comunicação suspeita por meio de chamadas telefônicas, SMS, aplicativos de mensagens ou e-mail.

A exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações foram comprometidas, mas indica que estiveram visíveis para terceiros por algum tempo, o que pode representar um risco à privacidade.

O Banco Central informou que o incidente será investigado e que medidas para corrigir os problemas serão tomadas, podendo incluir multas e até mesmo a exclusão do sistema Pix, dependendo da gravidade do caso. Esse é o sexto vazamento de dados desde que o sistema Pix foi lançado, em novembro de 2020.

Antes de você ir...

Já aconteceu de você enviar um Pix errado? Temos um artigo que te ajuda a saber o que fazer nessa situação. Você também pode gostar de um outro artigo sobre como cancelar um Pix agendado.

Fonte