O Bank for International Settlements (BIS ou Banco de Compensações Internacionais) permitirá o lançamento do "Pix Internacional". No momento o hub de inovação do BIS está realizando testes para conectar sistemas nacionais de pagamento (como o Pix no Brasil) através de uma "plataforma transfronteiriça".

Caso não conheça, o BIS (Bank for International Settlements) é como se fosse um "banco central dos bancos centrais". É uma organização internacional responsável por supervisionar os bancos centrais dos países, além de outras agências, com o objetivo de promover a estabilidade monetária e financeira. Seriado em Basileia, na Suíça, o Banco de Compensações Internacionais reúne hoje 55 bancos centrais de todo o mundo.

Projeto Nexus: A plataforma de pagamentos transfronteiriços instantâneos

Projeto Nexus do BIS (Bank for International Settlements) permitirá que o Pix Internacional seja uma realidade. Fonte: Oficina da Net
Projeto Nexus do BIS (Bank for International Settlements) permitirá que o Pix Internacional seja uma realidade. Fonte: Oficina da Net

Atualmente, mais de 60 países possuem um sistema de pagamento instantâneo (ou "rápido''), incluindo o Brasil, com o Pix. Através do Projeto Nexus do BIS (Bank for International Settlements ou Banco de Compensações Internacionais), está sendo testado uma plataforma transfronteiriça que une estes sistemas de pagamento. Segundo o site da organização internacional, para essa fase de testes, o hub de inovação do BIS irá trabalhar com a Autoridade Monetária de Cingapura, o Banco da Itália, o Banco Central da Malásia, BSC em Cingapura e PayNet na Malásia.

Os "bancos centrais" escolhidos pelo BIS para o Projeto Nexus, possuem uma grande experiência no desenvolvimento e conexão de sistemas de pagamento. De acordo com o site do Banco de Compensações Internacionais, em abril de 2021, a Autoridade Monetária de Cingapura vinculou o sistema de pagamentos doméstico de Cingapura ao da Tailândia, permitindo pagamentos entre países quase que instantâneos. Além deste caso, ainda temos o do Banco da Itália, que administra o TIPS, sistema de pagamento instantâneo em toda a zona do euro, conectando sistemas de pagamento doméstico de países da Europa.

Lançamento e disponibilidade

Segundo o BIS (Bank for International Settlements ou Banco de Compensações Internacionais), a próxima fase do Projeto Nexus, para unir os sistemas de pagamentos instantâneo (ou "rápido") dos países participantes da organização internacional, visa aprimorar os sistemas de pagamento de Cingapura, Malásia e zona do euro. Para isso, serão feitas simulações de pagamentos, porém sem processamento de dinheiro real ou pagamentos reais entre usuários.

Fonte: BIS