Foi anunciado hoje pelo Banco Central (BC) que a partir de agora os pagamentos e transferências realizados por pessoas físicas entre das 20h às 6h terão limite de R$1000. A informação veio através da agenciabrasil, onde foi dito que o objetivo da ação é para evitar casos de fraudes, sequestros e roubos noturnos.

A restrição citada acima está sendo aplicada tanto para transações feitas através de Pix quanto para outros meios de pagamento como, por exemplo, TED, DOC, boleto e compras feitas com cartão de débito. Porém, felizmente, o cliente poderá alterar os limites das transações através dos canais disponibilizados pelas instituições financeiras (bancos e fintechs).

PIX terá limite de R$ 1000 em operações à noite, a partir de hoje

Como irá funcionar

Embora o limite de valor seja imposto automaticamente devido à ação do Banco Central (BC), as instituições financeiras deverão oferecer aos clientes a opção de definir limites de movimentação no Pix para o período da manhã/tarde e da noite. Desta forma, ficará mais fácil a transferência de dinheiro, quando necessário, durante o dia e restrição para movimentações durante a noite.

De acordo com as regras impostas, a definição de um novo limite só poderá ser analisado 24h após a solicitação. Porém, no caso de pedidos de diminuição do limite, o ajuste é feito no mesmo instante. Além disso, foi informado que durante o dia, fora do período de restrição, os limites permanecem os mesmos.

É importante mencionar que será permitido o cadastro prévio de contas que irão receber Pix acima dos limites impostos, que nada mais é que a utilização da função do agendamento. Dessa forma, mesmo com restrição, ainda será possível transferir valores acima.

Contas jurídicas não serão afetadas

De acordo com o BC, as contas jurídicas não terão restrição para a realização de transações no período da noite. Ou seja, será possível realizar transferências através de Pix, TED e DOC. Entretanto, caso você seja MEI, haverá a limitação dos valores permitidos nas operações durante o perído da noite, da mesma forma que foi feito para contas de pessoa física.

Sequestros relâmpagos

O aumento dos sequestros relâmpagos foi o causador da implantação da nova regra do PIX. Segundo o levantamento da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo, o número de sequestros-relâmpago aumentou 39,1% em 2021 em comparação aos primeiros 7 meses de 2020 (quando não existia o Pix).

O que achou da novidade? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!