No início desta semana, o Banco Central do Brasil (BCB) divulgou a lista de pedidos para arranjos de pagamentos e curiosamente havia um pedido do Google para a instituição ter a permissão de operar contas de pagamento pré-pagas no país. Até o momento a solicitação da empresa se encontra "em análise" pelo órgão financeiro do governo.

Atualmente há 13 solicitações para arranjos de pagamentos de empresas que estão pendentes e 35 que foram autorizadas. No caso do Google, seu pedido trata-se de uma conta digital pré-paga para fins domésticos. Este tipo de conta é utilizado por diversas empresas para emitir cartões de vale-refeição e cartões pré-pagos para realizar compras em nome da companhia, que recarrega a conta periodicamente. A conta do Nubank se encaixa nesta categoria, por exemplo, embora ela possua mais funções além desta.

Pedido do Google ao BCB de conta digital pré-paga para fins domésticos. Fonte: BCB
Pedido do Google ao BCB de conta digital pré-paga para fins domésticos. Fonte: BCB

Hoje os pagamentos da Google no Brasil para seus usuários no YouTube que possuem contas monetizadas ocorrem por meio de transferências internacionais para um banco local, o que gera um custo para quem recebe o dinheiro (taxas cobradas pelo serviço). A forma como são cobradas estas taxas são variadas, pois é o banco que define como será feita a cobrança.

No final do ano de 2019, o WSJ (Wall Street Journal) disse que a Google estaria planejando oferecer para a população norte americana contas correntes neste ano de 2020. Isso nos leva a pensar sobre a possibilidade de a Google surgir a qualquer momento como uma grande instituição financeira concorrente de bancos digitais como Nubank, Inter e Neon.

É interessante notar que o pedido da Google para operar no setor financeiro no Brasil vem em um momento de pandemia, onde "todos" estão em quarentena em suas casas e consequentemente o uso de contas e cartões digitais para comprar em lojas online aumentou consideravelmente.

O que achou da novidade? Você abriria uma conta digital pré-paga na Google? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!