Escolher o melhor serviço de streaming de música pode parecer complicado, pois envolve o nosso gosto pessoal, já que a preferência por determinados gêneros musicais e artistas/bandas pode ser diferente. No entanto, existem critérios objetivos para avaliar as plataformas. Descubra como avaliar os aplicativos e seus recursos para ter a melhor experiência musical.

Saiba quais bibliotecas vão de encontro com o seu gosto

A melhor forma de decidir qual é o melhor serviço de streaming de música para você. Fonte: Vitor Valeri
A melhor forma de decidir qual é o melhor serviço de streaming de música para você. Fonte: Vitor Valeri

Para saber qual ou quais serviços de streaming de música possuem o seu álbum, artista, banda ou faixa favorita, basta utilizar plataformas que realizam a transferência de playlists (listas de reprodução) criadas por você. Exemplo: será pedido para que se realize o login no Spotify e no Apple Music, onde você irá transferir as playlists do Spotify para o Apple Music. Desta forma, não será mais necessário sair pesquisando música por música para criar novamente a sua seleção de faixas favoritas, como ensinei neste tutorial.

Configure corretamente o aplicativo

Embora cada aplicativo de streaming tenha algumas diferenças em termos de recursos, a maioria deles tem pontos em comum que você pode ajustar para obter um resultado melhor em termos de qualidade de som.

  • Qualidade do áudio: Encontre a seção da "qualidade do áudio" para alterar a qualidade da transmissão e selecione a mais alta possível.
  • Recurso "Normalizar o volume": Desative o recurso "normalizar o volume" nas configurações do aplicativo, pois isso pode causar um desequilíbrio tonal (desequilíbrio entre graves, médios e agudos) psicoacusticamente.
  • Download de músicas: Ao baixar uma música, nem sempre ela estará na "qualidade máxima" disponível no serviço de streaming. Para garantir a audição de músicas off-line (sem utilização da internet) com a melhor performance possível, altere a qualidade do áudio na seção "downloads" ou "conteúdo baixado", que é o caso do Tidal.

Utilize o "modo exclusivo" do aplicativo quando houver

O "modo exclusivo" está presente em alguns aplicativos de streaming de música. Este recurso permite que o aplicativo acesse a API ou driver de áudio do sistema operacional de forma exclusiva. Isso quer dizer que o somente o áudio do app terá permissão para transmitir som através das caixas de som ou fones de ouvido, o restante dos apps ficaram "mudos", "bloqueados".

Atualmente, os únicos aplicativos que possuem esta funcionalidade são:

  • Amazon Music
  • Apple Music
  • Qobuz
  • Tidal

Note que no Apple Music não existe maneira de controlar quando o "modo exclusivo" pode ser ativado ou desativado. Atualmente só o iPhone e o iPad conseguem utilizar esta função e obter o "bit perfect", que é a transmissão do arquivo de áudio, sem alterações/influências do sistema operacional do dispositivo responsável pela reprodução da música.

Já no caso do Amazon Music, é possível utilizar o "modo exclusivo" em seu aplicativo para Windows. Entretanto, para obter o "bit perfect", é necessário utilizar um dispositivo externo chamado "streamer", que basicamente é um DAC com capacidade de executar serviços de streaming. No celular Android já não tem como fazer isso, necessitando de um DAP (Digital Audio Player) para plugar um fone de ouvido diretamente na saída de fones.

No Qobuz para Android, ainda não é possível acessar de forma nativa o "modo exclusivo", mas é possível obtê-lo através da utilização do UAPP (USB Audio Player Pro), um aplicativo pago. Lembrando que os DAPs conseguem acessar o modo exclusivo, mas somente ao conectar um fone de ouvido diretamente na saída de fones ao invés de ligá-los via USB a um DAC externo. Já no Windows, não há problema algum em acessar o "modo exclusivo", sendo possível acessar o driver de áudio WASAPI (exclusive mode) e ASIO.

Por fim, o Tidal consegue acessar o modo exclusivo tanto em seus aplicativos para computador quanto para celulares. Basta utilizar um DAP ou um DAC/amp USB externo [1] para ligar via cabo USB no celular ou PC.

[1] Artigo sobre o que é um DAC/amp e um DAC

Procure sempre assinar o plano família

Os planos família dos serviços de streaming sempre tornam a assinatura consideravelmente mais barata. Se houver ainda a opção de assinatura anual, geralmente o custo individual para assinar a plataforma fica ainda mais baixo. Para facilitar, foi feito uma lista com os valores de todos os planos família dos serviços de streaming de música.