O Apple Music Classical já pode ser baixado em algumas regiões do mundo, embora seu lançamento tenha sido marcado para o dia 28 de março de 2023. Isso ocorre devido ao fuso horário de alguns países que são 12 horas na frente e, consequentemente, já é dia vinte e oito.

Anunciado pela Apple há cerca de 2 semanas atrás, o Apple Music Classical possui recursos de pesquisa voltados exclusivamente para o gênero, contendo metadados codificados manualmente, além de pagar os artistas com base no tempo transmitido ao invés do número de vezes que uma faixa é reproduzida. De acordo com empresa, o serviço de streaming exclusivo para música clássica contará com a transmissão sem perdas (lossless) e arquivos com resolução de até 192 kHz/24 bits.

Assim como era no Primephonic, o Apple Music Classical contará com metadados completos e precisos, algo essencial para o gênero musical. O usuário poderá pesquisar "por compositor, obra, maestro ou mesmo número de catálogo e encontrar gravações específicas imediatamente."

Lançamento e disponibilidade

O Apple Music Classical já pode ser baixado em alguns países na App Store do iOS (iPhone), já que seu lançamento foi programado para o dia 28 de março e essa data já chegou para algumas regiões do mundo. De acordo com o anúncio oficial, uma versão do Apple Music Classical será lançada para Android "em breve". De acordo com o site 9to5mac, o serviço de streaming conta com "milhares de notas editoriais, incluindo biografias de compositores, descrições de obras-chave e muito mais."