A Asus anunciou que processou a Samsung por violar suas patentes de internet móvel 4Gb e 5G. Mônica Chen, do Digitimes Asia, diz que a Asus "está tomando medidas legais contra a Samsung Eletronics", afirmando que a empresa "infringiu suas patentes de comunicação sem fio". Confira todos os detalhes sobre a ação da Asus contra a Samsung.

Asus processa Samsung por violação de patentes mobile

Samsung é processada pela Asus por violação de patentes mobile (móveis). Fonte: Oficina da Net (Foto por Nicolas Muller)
Samsung é processada pela Asus por violação de patentes mobile (móveis). Fonte: Oficina da Net (Foto por Nicolas Muller)

Sagar Naresh, do site SamMobile relata que há não muito tempo, a Asus criou a Asus Technology Licensing and Innovate Sonica Limited, que detém todas as patentes da empresa. Agora, a fabricante taiwanesa de placas-mãe está entrando com uma ação judicial contra a Samsung no distrito leste do Texas devido a sua patente de comunicações sem fio (Patente dos EUA nº 10.187.878). A Asus descreve sua patente como sendo um "método e aparelho para melhorar uma transmissão usando um recurso configurado em um sistema de comunicação sem fio", que abrange muitos celulares 4G e 5G.

A patente da Asus diz que a tecnologia de transmissão sem fio descrita é parte essencial ao padrão aplicado em seus dispositivos. Julie Cavaleiro, do site Android Police, diz que caso a empresa taiwanesa vença a Samsung no processo, a fabricante sul coreana de smartphones perderá os principais recursos de comunicação sem fio 4G e 5G para celulares como, por exemplo, o Galaxy Z Flip 5.

Situação comum

Julie diz que as ações judiciais envolvendo patentes de conectividade mobile (móvel) não são novas e grandes empresas vivem fazendo isso. Um exemplo disso é o processo da Nokia contra a Oppo por conta de uma patente envolvendo a tecnologia de internet móvel 4G, que acabou resultando na suspensão das operações da Oppo na Alemanha.