O QUE HÁ DE NOVO

Como particionar o HD sem formatar o PC e sem programas

Maximiliano Meyer por Maximiliano Meyer Hardware

Se você já está nessa vida de usuário há algum tempo então já deve ter passado pela triste situação de ter que formatar o computador por algum erro do Windows (o que ocorre com frequência) e perder tudo, certo? É complicado e parece que a vida nunca mais vai ter sentido novamente.

Porém um novo dia vem e com ele a vontade de lotar o pc de coisas inúteis que nunca vamos utilizar novamente. E dessa vez, é claro, não queremos perder tudo outra vez. Você pesquisa na internet e descobre que a melhor maneira de evitar que este golpe do destino aconteça de novo é criando uma partição no disco rígido da máquina.

RELACIONADO
Não entendeu direito? Explico: Suponha que seu HD tenha 500GB de espaço total e você só tenha 1 partição (o que é o padrão de fábrica). Você vai usando o pc normalmente até que dá um erro e precisa formatar. Toda sua vida está ali naquela partição que você não pode acessar, pois o HD está corrompido. Só formatando e apagando todos os dados para a máquina ter um novo sopro de vida. Terrível, certo? Mas agora veja o seguinte caso:

Você tem um HD particionado, ou seja, uma alocação de dados principal onde seu sistema operacional estará instalado e coordenando tudo, digamos que com 200GB, e uma outra partição onde você colocará todos seus dados que não deseja perder, como fotos, documentos, músicas e até instalações de programas. Nesse caso, se o seu sistema corromper da noite para o dia e for necessária uma formatação, não se desespere, é só você formatar a parte onde está o SO, ou seja, aquela de 200GB.  Quando ligar o pc novinho em folha, seus dados estarão intactos dentro dos outros 300GB que não tocamos durante a formatação.

Viu só?  Não há contraindicação para este processo, ou seja, não há motivos para você querer ter apenas 1 partição no seu HD. Bom, aqui talvez alguém diga: “Ah, mas para criar partições você precisa formatar o pc, pois é só na hora de reinstalar o SO que podemos escolher o número de partes e o tamanho de cada uma”.

Bem, é verdade que pode ser feito assim, mas é verdade também que podemos criar quantas partições quisermos SEM FORMATAR, apenas seguindo nosso tutorial.

Ficou interessado? Então mãos à obra, primeiramente sem uso de programas:

Usando o Windows

1 – Sim, o Windows pode fazer isso para nós com alguns poucos cliques. Primeiramente vamos digitar “Criar e formatar partições do disco rígido”.

2 – Nessa nova janela você verá todos os seus discos, incluindo aquelas reservadas ao sistema (não mexa nelas, ok?). Bom, selecione a sua partição principal (aquela que iremos tirar espaço para a nova) e clique com o direito. Marque então “Marcar partição como ativa”. Caso essa seja sua única partição ela já estará marcada como ativa. Depois é só clicar em “Diminuir Volume...

3 – Na nova janela teremos o tamanho total do disco; o tamanho total que você pode diminuir; a quantidade que deseja diminuir; e, por fim, o tamanho total que o disco irá ter após o processo. Feitas as escolhas é só clicar em “Diminuir” e aguardar.

4 – Repare que na nossa janela de “Gerenciamento de disco” agora conta com um volume “Não alocado”. Clique com o botão direito e escolha “Novo Volume Simples...” Uma nova janela irá surgir.

5 – Nessa nova janela clique 3 vezes em “Avançar” e 1 em “Concluir”. Pronto. Sua nova partição já estará pronta. Confira no “Meu computador” ou ali mesmo no “Gerenciamento de discos”.

Usando programas

Reparou que meu disco continha mais de 900 GB livres e mesmo assim eu só podia diminuir 400 e poucos? Isso porque o Windows não deixa você ir além de onde estiver o primeiro arquivo “não movível”. Questões de segurança que não fazem muito sentido, pois o risco de corromper algo é praticamente nulo. Então se eu quisesse criar uma segunda partição com digamos 700GB iria precisar de um programinha. Confira:

1 – Primeiro vamos acessar esta página e baixar a versão trial do EASUS Partition Master Home Edition. Com ele será facílimo o processo. 

2 – Dentro do programinha as mesmas informações que tínhamos no “Gerenciador de discos” do Windows, apenas com outra cara. Repare como o programinha facilita e faz tudo em menos passos: Dentro dele selecione o disco que quer diminuir e no menu lateral selecione “Redimensionar/Mover partição”. Será aberta uma nova janelinha com o tamanho total da partição. A partir daí é só arrastar o scroll na parte superior até deixar o disco com o novo tamanho. Veja que no mesmo momento em que você faz isso, lá embaixo ele já diz o tamanho não alocado, ou seja, o espaço que terá a nossa nova partição.

3 – Dê um “ok” e o programinha vai mostrar um resumo na tela das mudanças que você selecionou. Repare que lá em cima apareceu um botão chamado “Aplicar alterações”. Vamos clicar nele.

4 – Agora é só reiniciar o PC e aguardar o processo ser executado. O resultado será mais uma partição no seu disco.

Então é isso pessoal. Se pudesse dar um conselho: Façam uma partição e coloque lá tudo que é precioso para você. Um dia ainda me agradecerão.

Recomendado
Assuntos hd, windows e maximilianomeyer
Siga nas redes
Encontrou algum erro no texto?

Entre em contato com o autor e nos ajude a melhorar a qualidade dos posts cada vez mais!

AVISAR
O QUE LER EM SEGUIDA
Comentários
Últimas publicaçõesver tudo
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.