Você tem um real objetivo para seu marketing digital?

Eu preciso estar na internet quem já ouviu essa frase em um reunião com cliente ou prospecção? E quem já questionou o porquê e ouviu do cliente frases como por que é moda ou por que minha concorrência está lá.

Por Marketing Digital Pular para comentários
Você tem um real objetivo para seu marketing digital?

"Eu preciso estar na internet" quem já ouviu essa frase em um reunião com cliente ou prospecção? E quem já questionou o porquê e ouviu do cliente frases como "por que é moda" ou "por que minha concorrência está lá". Eu já ouvi até "ué, por que todo mundo está. Minha sobrinha é viciada em Facebook..." e quer o pior? Fechamos a conta de Redes Sociais desse cliente por causa disso!

Você tem um real objetivo para seu marketing digital?

Se o objetivo da sua marca é entrar na Internet por que a sua sobrinha de 10 anos passa mais tempo no Facebook do que ao lados dos pais em um almoço familiar de domingo (como o caso citado acima), aconselho você manter o seu site no ar e pronto. Nem pense em estratégias digitais. Crie sua Fan Page, seu Twitter, coloca os logos no site para ficar "bonito" e volte a ganhar dinheiro da forma que você faz, pois você não vai ver valor imediato na web e vai criticar a agência coma velha frase "pô internet não dá resultado..."

Sem um objetivo não chegamos a lugar algum!! Me lembro de uma reunião com uma empresa coreana. Chegamos com um plano de trabalho para eles. Era uma parceria. O CEO da empresa insistiu por mais de uma hora "qual a meta?" para aquela reunião não tínhamos aprofundado o projeto no detalhe, era mais uma apresentação.

Voltamos para a empresa com a missão: trace a meta e voltamos a conversar. Fizemos. Estudamos, entendemos melhor o potencial de mercado, fomos conversar com 2 agências para ter uma base de pesquisa. Voltamos com a meta bem definida. Então o CEO aprovou e disse "sem uma meta não sabemos onde queremos chegar..." objetivo é isso! Nesse caso o objetivo era numérico por isso o CEO chamou de meta. Mas o que vale na história é: sem um norte você não sabe onde ir.

Você sai de casa e vai andando pela rua para ver no que vai dar ou você sai para ir a padaria, supermercado ou trabalhar? Viu, você tomou uma atitude, que gerou uma ação para atingir um objetivo. Isso é a mesma coisa de uma campanha! Ou você ainda acredita que basta colocar uma campanha no ar e magicamente ela traz resultados?

Tudo o que fazemos na vida tem um objetivo, então, porque não nas nossas ações de marketing e comunicação, seja on ou offline não tem? Tem que ter! Objetivo é o primeiro passo para qualquer ação e nós, planners, somos responsáveis não apenas por entender e traçar esse objetivo, mas por defender e medir para que ele seja atingido.

Objetivos, quanto mais complexos, mais difíceis de serem alcançados. Objetivos são curtos e grossos: vou fazer isso para a marca conseguir isso. Pronto. Direito! Estratégias e táticas seguem a mesma linha. Objetivos não tem mais do que uma linha, alias, vamos usar a teoria do Twitter onde uma mensagem pode ser transmitida em 140 caracteres. O que acham?

Vamos ser o mais sucinto e direto possível, afinal, na comunicação e marketing, menos é se é mais!

Recomendação do editor:

Comentários:
Carregar comentários