A Landing Page, ou em tradução livre “página de pouso”, é a página de entrada, por onde o internauta chega a um site quando ele realiza a busca por determinado assunto. Esta página pode possuir porta de entrada através do clique em um banner, um e-mail marketing, ou mesmo um anúncio de link patrocinado, como também outras possibilidades.


O termo “Landing Page” é muito usado pelos profissionais de marketing de busca e SEO. O principal objetivo da Landing page é vender um produto ou mesmo um serviço, o conteúdo possui uma elaboração própria, assim, tem como propósito direcionar o usuário para uma outra página final, na qual poderá realizar uma compra ou mesmo assinar um serviço.

O real objetivo da Landing Page é vender algum produto ou serviço. Para isso, é necessário que o visitante tenha o máximo de informações sobre o ele, se possível, tenha uma demonstração do seu produto ou serviço, seja por meio de um vídeo ou mesmo por depoimentos de outros consumidores. Atualmente, com a disseminação das redes sócias, a Landing Page ganhou ainda mais espaço, os usuários ao clicar em uma porta de entrada procuram informações pela qual a propaganda oferece. Deste modo, para garantir o sucesso de uma venda ou mesmo de uma boa propaganda, é fundamental que essa página esteja bem articulada para atender as necessidades do futuro comprador.

Para garantir o sucesso de sua Landing Page preste atenção nas dicas abaixo:
  • A mensagem que você quer passar ao consumidor precisa ser prática, fazer sentido absoluto e ter relevância;
  • Desenvolva páginas simples e leves. Devemos levar em consideração que atualmente no nosso país a internet chegou praticamente em todos os cantos, para tanto, muitas pessoas ainda fazem uso de uma internet lenta;
  • O designe precisa ser atrativo. Use cores e imagens que colaborem para a exposição de seu produto ou serviço, nunca esqueça, o apelo visual conta muito nessas horas;
  • A sua página precisa usar uma linguagem convincente com o produto ou serviço que quer fornecer, assim, o público-alvo irá se sentir exclusivo;
  • Tenha múltiplos Call to Action. Inclua botões com um bom destaque na página para que o usuário tenha alternativas em qualquer momento da interação com a página. Deixe sempre o botão “Comprar” a vista do usuário, por exemplo.
  • Não faça que o usuário fuja da sua página, assim, não tenha banners ou links que possam chamar a atenção do usuário e faça com que ele saia página para visitar outro site.
  • Aproveite sempre as oportunidades de vender ou mostrar seus serviços com a época e acontecimentos atuais, deste modo, esteja sempre atualizada;
  • Transmita sempre confiança a seus consumidores, mostre credibilidade, transmita sempre muita seriedade;
  • É necessário compatibilidade com Browsers variados. Não tenha medo de usar diferentes Browsers, não restrinja sua Landing Page em apenas uma opção.


Alguns segundos após o usuário entrar na Landing page de algum produto e perceber que a página carregou rapidamente, o que ele vai notar? De cara, a disposição das informações e isso é extremamente importante, pois serão poucos segundos para que a marca possa construir um relacionamento com esse cliente em potencial (NIELSEN; LORANGER, 2007, p. 304).

Seguindo o raciocínio de Loranger, a Landing Page para conseguir uma alta taxa de conversão precisa estar muito bem estruturada. Deste modo, o usuário, ao clicar na página, conseguirá obter todas as informações que buscava e outras a mais sobre determinado produto ou serviço.

Além de todas as dicas citadas acima, precisamos ter em mente que uma Landing Page não é um site convencional, então, poupe tempo dos usuários e direcione-o apenas para o que ele estava procurando. Faça com que o internauta sinta-se muito bem servido de informações que complementam o seu desejo de adquirir ou conhecer melhor um produto ou serviço.