O que é uma Landing Page?

Por definição, Landing Page é a página de destino ou de entrada por onde um visitante chega a um site, quando clica em um resultado de busca natural ou uma ação de Links Patrocinados. Teoricamente era isso que deveria acontecer.

Por | @plannerfelipe Marketing Digital

Por definição, Landing Page é a página de destino ou de entrada por onde um visitante chega a um site, quando clica em um resultado de busca natural ou uma ação de Links Patrocinados. Teoricamente era isso que deveria acontecer. Em muitos casos ocorre, mas em outros. As vezes você pode trabalhar com multinacionais que tem seus sites feitos na Europa e não deixam que aqui no Brasil se coloque métricas, nem mesmo o Google Analytics. Landing Pages pode ser solução para campanhas pontuais, afinal, uma campanha sai do ar em meses (ou semanas) e com as Landing Pages você pode colocar um Analitycs para mensurar resultados.

O que é uma Landing Page?

Tem casos onde a Landing seria muito usada e útil com o e-commerce. Nas minhas aulas de planejamento estratégico digital e e-commerce eu sempre falo que o comportamento offline não pode ser repetido no mundo digital. Explico: Quando o Extra faz uma propaganda na TV de 4 ou 5 produtos em promoção, indiretamente ele está vendendo todos os seus produtos, pois a idéia é que as pessoas se dirijam para o supermercado não apenas para comprar os produtos anunciados mas para dar uma volta pelas prateleiras e ai acabar comprando aquele guardanapo que acabou, aquela Coca-Cola que está no fim ou um chocolate porque deu vontade. E por ai vai.

Na web não funciona assim! Se uma marca está ofertando um iPhone 4, quando o usuário entrar no site, ele não vai querer ver todos os produtos do site até chegar no iPhone, pois o aparelho tem que ser o primeiro resultado a ser encontrado! Se eu entro no Google (95% das pessoas entram mensalmente) e digito iPhone 4. Se eu caio na loja A o iPhone tem que ser o 1º resultado que eu vejo no site. O ideal nesse caso é até fazer uma Landing Page, ainda mais se é um produto muito buscado (analisando o Google Adwords é possível ver o volume de busca pelos termos) ou se existe uma campanha para o produto.

Landing são recomendadas para ser a “resposta” as campanhas. Seja a campanha de e-mail marketing, mídia display, Links ou mesmo uma forte ação de otimização, pois ela apresenta ao usuário aquele produto que ele busca. Esse produto pode ser uma TV LCD, uma promoção, um texto ou mesmo um vídeo.

Em resumo, quando um usuário busca um termo no Google, ele quer achar aquele termo. Diferente do usuário (que pode ser o mesmo) que vai no Extra para comprar um produto anunciado e sai com o carrinho cheio, o usuário de web quer entrar no site e achar aquele termo. Ele, claro, pode depois vasculhar o site e até comprar mais produtos, mas ele foi para o site para saber daquele termo. E esse termo pode, aliás, deve estar em uma Landing Page.

Mais sobre: landing page links patrocinados oquee
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo