Precisamos mesmo planejar?

Tenho começado as minhas aulas de Planejamento Estratégico Digital com essa pergunta: Por que planejar? Afinal, sem planejamento o Facebook se tornou a maior febre da web, o iPod se tivesse sido feita uma pesquisa não sairia do papel

Precisamos mesmo planejar?

Tenho começado as minhas aulas de Planejamento Estratégico Digital com essa pergunta: Por que planejar? Afinal, sem planejamento o Facebook se tornou a maior febre da web, o iPod se tivesse sido feita uma pesquisa não sairia do papel e o YouTube era apenas para enviar um vídeo de um churrasco para uns amigos. Então por que planejar se as coisas podem acontecer.

Simples. Todos planejam ser o Pelé. Mas só existiu um. Qualquer garoto americano que começa a jogar basquete quer ser o Jordan. Só existiu um. Senna só teve um. Facebook só terá um. Você vai arriscar? Eu prefiro não. O Sebrae aponta que muitas empresas fecham as portas no 1º ano de vida por falta de planejamento.

Nas aulas eu mostro alguns slides bem interessantes sobre essa importância de planejar. Em tempo, minhas aulas estão disponíveis em www.slideshare.net/felipemorais2309. Já acabo com a discussão, que na verdade nem acontece, pois todos os meus alunos entendem a importância do planejamento, mostrando que “grandes marcas vendem em grandes templos de consumo, como o Shopping Iguatemi. Pequenas marcas no mercadinho da esquina”. Onde você quer que a sua marca seja vendida?

Assim como planejamento não é ter a big ideia. Isso é bobeira! A grande ideia vem da agencia, da colaboração de todos. Nós, planners, damos o caminho para chegar a grande ideia, mas não a trazemos. Na verdade, claro que podemos ter a grande ideia que também não é apenas papel da criação, mas nosso papel fundamental é abrir esse caminho, é achar a mágica junto com a agencia.

Mas esse caminho é fácil traçar? Nem sempre, aliás, é um caminho em constante construção. Essa estrada não acaba da noite para o dia, afinal, nós planners cuidamos da performance da marca, certo? E o que é preciso para traçar esse caminho:

  • Pensar muito
  • Correr atrás da informação. Ou das informações
  • Percorrer longos caminhos até chegar a mágica do planejamento
  • Entender pessoas
  • Entender mercados. O que acontece no cenário da marca
  • Entender quem é a concorrência. O que faz, como, onde, porque?
  • Definir um objetivo claro, seguro e de fácil entendimento. Atingir esse objetivo é o que move o planejamento a se repensar todos os dias. As vezes, várias vezes ao dia.
  • Definir a ou as estratégia(s). Entender o melhor caminho para atingir o coração do consumidor. É assim que elevamos vendas


Coloque tudo isso no liquidificador, chame toda a agencia. Mostre o mapa do caminho que você, planner, traçou. Discuta, converse, entenda. Converse mais, chame consumidor, questione, pergunte, avalie. Feito tudo isso, chegou a grande ideia. Planejamento feito. Hora de ir para a rua.

E ai, precisamos ou não planejar?

Review Notebook ASUS Zenbook 14 UX435: Duas telas, bateria top e muito bonito

O Zenbook 14 versão UX435E, acabou de ser lançado e, sim, a ASUS já nos enviou. Testei ele pelas últimas semanas trabalhando diretamente, minha vontade de mostrar essa segunda tela era tanta, mas não podia. Olha só que animal, o touchpad vira uma tela secundária, totalmente personalizável e útil. Vem ver o que o Zenbook 14 de 2021 tem para te oferecer, o que ele traz de novidades e claro, se vale a pena pagar o preço.

Conteúdo relacionado

Motorola Moto G60 é bom em jogos? - Roda Liso
Roda Liso

Motorola Moto G60 é bom em jogos? - Roda Liso

Analisamos o novo MOTO G60 em onze diferentes jogos de Play Store, dentre eles, Free Fire, Fortnite, PUBG, Call of Duty Mobile, Genshin Impact e outros. Como é jogar com o Moto G60?

Planejamento faz a diferença?
Marketing Digital

Planejamento faz a diferença?

Sempre e nunca! Vocês devem estar estranhando essa minha afirmação logo no começo do texto, mas ela responde o questionamento feito no título e vou explicar o porquê.

Como ganhar dinheiro na web?
Marketing Digital

Como ganhar dinheiro na web?

Planejamento é feito de desafio, certo? Pois bem, recentemente em uma concorrência eu recebi essa: Felipe, como ganho dinheiro na Internet? A princípio eu pensei em venda de publicidade, afinal, o cliente é uma editora de revistas, mas a continuidade da frase foi não quero só vender publicidade, isso não dá mais retorno as marcas.

O que é ERP - Enterprise Resource Planning?
Negócios

O que é ERP - Enterprise Resource Planning?

Saiba o que é um ERP (Enterprise Resource Planning). Veja se vale a pena implementar um em sua empresa. Grandes empresas com grande produção, movimentação e prestação de serviços e produtos necessitam de um controle sistemático e robusto no seu Sistema de Informação.

10 motivos que levam engenheiros adotarem ferramentas APS - Advanced Planning e Schedule
Negócios

10 motivos que levam engenheiros adotarem ferramentas APS - Advanced Planning e Schedule

As ferramentas APS - Advanced Planning & Schedule - são sistemas de planejamento avançado da produção, complementares aos ERPs, que se propõe a gerir melhor a capacidade de recursos produtivos e seqüenciamento da produção.

Você tem um real objetivo para seu marketing digital?
Marketing Digital

Você tem um real objetivo para seu marketing digital?

Eu preciso estar na internet quem já ouviu essa frase em um reunião com cliente ou prospecção? E quem já questionou o porquê e ouviu do cliente frases como por que é moda ou por que minha concorrência está lá.