Tenho começado as minhas aulas de Planejamento Estratégico Digital com essa pergunta: Por que planejar? Afinal, sem planejamento o Facebook se tornou a maior febre da web, o iPod se tivesse sido feita uma pesquisa não sairia do papel e o YouTube era apenas para enviar um vídeo de um churrasco para uns amigos. Então por que planejar se as coisas podem acontecer.

Simples. Todos planejam ser o Pelé. Mas só existiu um. Qualquer garoto americano que começa a jogar basquete quer ser o Jordan. Só existiu um. Senna só teve um. Facebook só terá um. Você vai arriscar? Eu prefiro não. O Sebrae aponta que muitas empresas fecham as portas no 1º ano de vida por falta de planejamento.

Nas aulas eu mostro alguns slides bem interessantes sobre essa importância de planejar. Em tempo, minhas aulas estão disponíveis em www.slideshare.net/felipemorais2309. Já acabo com a discussão, que na verdade nem acontece, pois todos os meus alunos entendem a importância do planejamento, mostrando que “grandes marcas vendem em grandes templos de consumo, como o Shopping Iguatemi. Pequenas marcas no mercadinho da esquina”. Onde você quer que a sua marca seja vendida?

Assim como planejamento não é ter a big ideia. Isso é bobeira! A grande ideia vem da agencia, da colaboração de todos. Nós, planners, damos o caminho para chegar a grande ideia, mas não a trazemos. Na verdade, claro que podemos ter a grande ideia que também não é apenas papel da criação, mas nosso papel fundamental é abrir esse caminho, é achar a mágica junto com a agencia.

Mas esse caminho é fácil traçar? Nem sempre, aliás, é um caminho em constante construção. Essa estrada não acaba da noite para o dia, afinal, nós planners cuidamos da performance da marca, certo? E o que é preciso para traçar esse caminho:

  • Pensar muito
  • Correr atrás da informação. Ou das informações
  • Percorrer longos caminhos até chegar a mágica do planejamento
  • Entender pessoas
  • Entender mercados. O que acontece no cenário da marca
  • Entender quem é a concorrência. O que faz, como, onde, porque?
  • Definir um objetivo claro, seguro e de fácil entendimento. Atingir esse objetivo é o que move o planejamento a se repensar todos os dias. As vezes, várias vezes ao dia.
  • Definir a ou as estratégia(s). Entender o melhor caminho para atingir o coração do consumidor. É assim que elevamos vendas


Coloque tudo isso no liquidificador, chame toda a agencia. Mostre o mapa do caminho que você, planner, traçou. Discuta, converse, entenda. Converse mais, chame consumidor, questione, pergunte, avalie. Feito tudo isso, chegou a grande ideia. Planejamento feito. Hora de ir para a rua.

E ai, precisamos ou não planejar?