Navegabilidade

A navegabilidade é um item importante em um site, pois ela se constitui na organização da informação para que o usuário navegue de forma intuitiva e saiba onde está, de onde veio e quais são as suas possibilidades futuras de acesso.

Por | @oficinadanet Softwares

A navegabilidade é um item importante em um site, pois ela se constitui na organização da informação para que o usuário navegue de forma intuitiva e saiba onde está, de onde veio e quais são as suas possibilidades futuras de acesso.

Para avaliar a navegabilidade de uma página da web, pode-se aplicar os seguintes critérios:

Ajuda, Dúvidas Freqüentes ou FAQs:


A sessão de Ajuda, Dúvidas Freqüentes ou FAQs (Frequent Asked Questions) tem um papel importante para o usuário já que o mesmo pode utilizá-lo quando há dúvidas quanto ao procedimento que deve ser feito ou quando se precisa de informações adicionais.

É importante também que o tópico ‘Ajuda’ esteja bem sinalizado, de forma que, este possa ser rapidamente visualizado e acessado.

Pergunte-se:
  • O site acessado necessita de uma sessão de Ajuda, Dúvidas Freqüentes ou FAQs?
  • E essa seção pode ser facilmente identificada pelo usuário?


Campo de Busca


O campo de busca pode ser utilizado para facilitar a busca de assunto que não está facilmente indicado nos tópicos do menu, ou ainda, para agilizar o processo de recuperação de informação. É importante que esse campo se apresente em todas as páginas do site na mesma disposição.

Pergunte-se:
  • Existe a necessidade de um campo de buscas no site?
  • O campo para buscas das informações permanece no mesmo lugar em todas as páginas do site?
  • O site apresenta um campo para buscas internas (no site) e/ou externas (na web)?


Número de Cliques


Quanto menor for o número de cliques para encontrar a informação, mais o usuário estará satisfeito.

É importante que a equipe de produção estude caminhos que tornem o processo de busca de informações mais fácil e rápido.
Pergunte-se:
  • Quantos cliques são feitos até encontrar a informação desejada?
  • Este número está sendo satisfatório para encontrar a informação?


Identificação de Links


Um link é um elo de ligação entre páginas de internet ou entre páginas e arquivos. Através dos links, o usuário pode navegar por um site de forma não-linear e pode acessar outros sites a partir de links externos.

Essas ligações permitem que o usuário decida por qual caminho ele deseja seguir, sendo uma das características importantes da web. Para uma boa navegação, é necessário que a identificação dos links seja fácil e rápida, pois, muitas vezes, links importantes passam despercebidos precisando-se passar o mouse por cima do texto para descobrir que existe um naquele local.

Algumas maneiras de diferenciar os links do restante do texto são utilizar outras cores ou algum atributo como o negrito, itálico ou sublinhado.

Pergunte-se:
  • Os links do site são fáceis de serem identificados?


Localização do Usuário


A indicação de sessão na qual se encontra o usuário é de extrema importância, assim como a apresentação dos níveis hierárquicos até onde ele se encontra. Dessa maneira, o usuário saberá exatamente onde está, de onde veio e para onde pode ir.

Pergunte-se:
  • O site identifica a sessão na qual o usuário se encontra?
  • Essa identificação é facilmente visível e permite a ligação a outras sessões do site através de links?


Mapa do Site


A existência de um mapa do site ajuda o usuário a encontrar o assunto mais rapidamente através de uma estrutura hierárquica de todos os itens mencionados. Quanto mais complexo for um site, mais existe a necessidade de um mapa.

Pergunte-se:
  • Existe um mapa do site para a localização do usuário?
  • Qual é a necessidade de um mapa para o site acessado?


Menu


A existência de um menu agiliza a busca do conteúdo desejado, pois através dos seus tópicos o usuário percebe quais são as sessões do site em que ele pode encontrar o que deseja.

Em geral, quanto mais informações um site contém, mais menus são construídos para que o caminho entre o usuário e a informação desejada seja curto.

Pergunte-se:
  • O menu está diminuindo a distância entre usuário e a informação desejada?
  • A quantidade de menus é suficiente para a organização das informações?


Fonte: UFRGS

Mais sobre: usabilidade navegabilidade
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar