Noções básicas da arquitetura OSI

Explicação básica do funcionamento de cada camada lógica da arquitetura. Como você deve saber, a cada projeto de rede pode ser dividido em sete partes lógicas, cada qual lida com uma parte diferente da tarefa de comunicação. Este projeto de sete camadas é chamado o Modelo de Referência OSI.

Por | @oficinadanet Hardware

Como você deve saber, a cada projeto de rede pode ser dividido em sete partes lógicas, cada qual lida com uma parte diferente da tarefa de comunicação. Este projeto de sete camadas é chamado o Modelo de Referência OSI. Ela foi criada pelas organizações internacionais de normalização (ISO) para fornecer um modelo lógico para descrever as comunicações de rede, e isso ajuda a padronizar os fornecedores de equipamentos e software. O quadro abaixo mostra o Modelo de Referência OSI e dá exemplos de cada camada, juntamente com seus respectivos protocolos.

Número OSI Camada  Nome camada	Protocolos amostra
Camada 1           Físico	Coaxial, fibra óptica, UTP
Camada 2           Enlace       Arcnet, Ethernet, Token Ring
Camada 3           Rede         ARP, IP, IPX, OSPF
Camada 4           Transporte   NetBIOS, TCP, UDP
Camada 5           Sessão       Pipes nomeados, RPC 
Camada 6           Apresentação XDR
Camada 7           Aplicação    DNS, FTP, HTTP, SMTP, SNMP, Telnet



Camada Física


Esta camada é a mídia física real que carrega os dados. Diferentes tipos de mídia usam padrões diferentes. Por exemplo, cabo coaxial, par trançado (UTP) e cabo de fibra óptica de cada servem a um propósito diferente: o cabo coaxial é utilizado em instalações mais antigas LAN, bem como serviços de Internet através de redes de TV a cabo, UTP é geralmente utilizada para in-house de cabo executado, enquanto a fibra óptica é geralmente utilizado para ligações de longa distância que requerem uma alta capacidade de carga.

Camadas Enlace


Esta camada se relaciona com diferentes peças de hardware de interface de rede na rede. Ela ajuda a codificar os dados e colocá-la na mídia física. Ele também permite que dispositivos para identificar uns aos outros quando se tenta comunicar com outro nó. Um exemplo de um endereço da camada de enlace de dados é o endereço da placa de rede do MAC. (Não, o endereço MAC não tem nada a ver com computadores Apple;. Ele é o número de controle de acesso médio que identifica cartão do seu computador na rede) Em uma rede Ethernet, endereços MAC são a maneira que seu computador pode ser encontrado. Corporações usados muitos tipos diferentes de padrões de ligação de dados na década de 1970 e 80, principalmente determinada pelo seu fornecedor de hardware.


Camada Redes


Esta camada é a primeira parte que você realmente vê quando interagindo com redes TCP / IP. A camada de rede permite a comunicação entre diferentes redes físicas usando uma camada de identificação secundária. Em redes TCP / IP, este é um endereço IP. O endereço IP do computador ajuda a obter os seus dados encaminhados de um lugar para outro na rede e pela Internet. Este endereço é um número único para identificar o computador em uma rede baseada em IP. Em alguns casos, este número é único para um computador; nenhuma outra máquina na internet pode ter esse endereço. Este é o caso normal de endereços IP publicamente roteáveis. Em LANs internas, as máquinas geralmente usam blocos de endereços IP privados. Estes têm sido reservados apenas para uso interno e não via através da Internet. Estes números não podem ser exclusivas de rede para rede, mas ainda deve ser único dentro de cada LAN. Enquanto dois computadores podem ter o endereço IP privado mesmo em diferentes redes internas, eles nunca terão o mesmo endereço MAC, pois é um número de série atribuído pelo fabricante NIC. Existem algumas exceções a esta (veja o quadro Siga o MAC), mas geralmente o endereço MAC irá identificar que o computador (ou pelo menos a placa de interface de rede dentro desse computador).


Camada Transporte


Este nível é responsável quando recebe o pacote de dados a partir do ponto A ao ponto B. Essa é a camada onde os protocolos TCP e UDP reside. TCP (Transmission Control Protocol), basicamente assegura que os pacotes são enviados e recebidos de forma consistente na outra extremidade. Ela permite a correção de erros bitlevel, retransmissão dos segmentos perdidos e fragmentados e reordenação do tráfego de pacotes. UDP (User Datagram Protocol) é um esquema mais leve usada para o tráfego de multimídia e curto, de baixa sobrecarga transmissões como as solicitações de DNS. Ele também faz a detecção de erros e multiplexação de dados, mas não oferecem nenhuma facilidade para a reordenação de dados ou assegurada a chegada de dados. Esta camada ea camada de rede são onde a maioria dos firewalls operar.


Sessão


A camada de sessão é principalmente envolvidos com a criação de uma ligação e depois fechá-lo para baixo. Ele também às vezes faz a autenticação para determinar quais partes estão autorizados a participar de uma sessão. É usado principalmente para aplicações específicas, mais acima do modelo.


Apresentação


Esta camada é responsavel com a codificação ou decodificação certos obrigados a apresentar os dados em um formato legível pelo destinatário. Algumas formas de criptografia pode ser considerado apresentação. A distinção entre as camadas de aplicação e sessão é fino e algumas pessoas argumentam que a apresentação e as camadas de aplicação são basicamente a mesma coisa.


Aplicação


Este último nível é o lugar onde um programa de aplicação obtém os dados. Isto pode ser FTP, HTTP, SMTP, ou muitos outros. A este nível, algum programa de manipulação de dados reais dentro do pacote assume. Este nível oferece aos profissionais de segurança é adequada, porque explora mais segurança acontecer aqui.

Mais sobre: redes topologia osi
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo