Certificação de Redes - ISO 14565

Trabalhar com Redes de Computadores não é uma tarefa tão simples como se esperam e a quantidade de segmentos ou nichos dentro da área de redes pode surpreender, falaremos de um tópico muito falado nos cursos de redes ou por profissionais do ramo, a certificação de cabeamento de redes.

Por | @oficinadanet Hardware

Para irmos direto ao ponto, o que é uma Certificação de Cabeamento de Redes e quais as suas vantagens para as empresas, em que casos devemos ou não aplicá-las?
Certificação de cabeamento de redes é em geral uma garantia concedida por uma empresa ou fabricante de produtos relacionados a redes (em geral as certificações são oferecidas por fabricantes de cabos como Furukawa e AMP) a projetos de infraestrutura de redes que envolvam a transmissão de dados.

Como proceder para alcançar a Certificação?



  1. O projeto deve atender as especificações de projetos de cabeamento como a Norma Brasileira ISO/ABNT 14565, esta forma recomenda os procedimentos que devem ser tomados para se conseguir uma maior confiabilidade nas comunicações dentro da empresa.
  2. Geralmente as empresas que irão conceder a certificação participam do projeto na condição de parceiro/fornecedor. Você terá que adquirir todos os equipamentos de rede e cabos recomendados por ela, para que ela homologue o funcionamento destes.
  3. Será necessária após a implementação do projeto a certificação, neste processo o fabricante ou parceiro ou em alguns casos o profissional que pode certificar irá realizar uma análise total ou por amostragem dos pontos de rede, esta análise em geral ocorre com equipamento Fluke de Alto Desempenho onde se mede diversas informações, como Throughput, atenuação do sinal, perda de pacotes, gargalos, etc. Tudo o que pode atrapalhar a transmissão dos dados pela rede.

Qual o custo da certificação?


De 70 a 100% do valor de cada ponto de rede. Dependendo do parceiro/fornecedor/fabricante.

Qual a vantagem?


Imagine que sua empresa atua na área Industrial, Logística ou Call Center, onde basicamente quase todas as informações passam pela rede, seja no tráfego interno seja no relacionamento com os clientes, associe a isto diversos serviços como impressoras, servidores, segurança da informação entre outros. Havendo uma confiabilidade irrestrita na rede, isola-se um possível problema e se aumenta o ganho de desempenho de trabalho nas operações via rede. Isto é, qualquer problema que houver "Não será na rede!", e se porventura for na rede a empresa o fabricante de responsabiliza em refazer o ponto com problema.

Observações


Há empresas como a Furukawa que através de parceiros oferecem cursos de certificação para instaladores e certificadores, se você for um profissional pode agregar valor aos seus projetos realizando este curso, desta forma você aprenderá de forma mais detalhada com certificar suas redes.

A documentação da rede é um grande trunfo no momento de se realizar o projeto de cabeamento, é muito interessante analisar a norma 14565, que há muitos detalhes que podem lhe render uma maior confiabilidade nos processos, mesmo que você não vá realizar a certificação, documentar, identificar, padronizar e mapear os pontos de rede são imprescindíveis, para isto você pode utilizar um software como o Microsoft Visio.

Para conseguir a norma vá ao site da abnt em http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=993 o valor da norma é R$ 161,40.

Mais sobre: redes tecnologia
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar