Jolicloud - Um SO simples, quase sem instalações e baseado em Cloud

Pessoal, nesse primeiro tutorial vou ensinar a vocês como utilizar esse So cheio de simplicidades, aplicativos em nuvem e extrema leveza. Bom aprendizado!

Por | @PhMarcio Softwares

Como muitos já devem saber, e creio que logo ficaremos "carecas" de ouvir sobre a chamada computação na nuvem, que propriamente dita ainda está sendo adotada das mais variadas maneiras e funções, recentemente a Microsoft lançou um SO especifico para nuvem, o mesmo chamado de AZURE é nada mais nada menos do que um sistema criado especificamente para servidores, seja de hospedagem, aplicações web e etc, o sistema será totalmente gerenciado pela Microsoft para a sua plataforma cloud, o sistema se difere dos demais porque permite que em uma plataforma Windows sejam executados aplicativos das mais variadas linguagens como Phyton, Ruby on Rails, PHP, ASP.Net e até mesmo aquelas que só poderiam ser executadas em ambiente Linux - me corrijam se eu estiver errado, mas me disseram que C/C++ só pode ser executado em ambiente web no Linux, então serve de exemplo -, mas você deve estar se perguntando: Phablo, o que isso tem haver com o tema? O que isso tem haver é que nós meros mortais, mais conhecidos como usuários domésticos ainda não temos acesso a essa tecnologia, até certo momento. Agora eu lhes apresento o Jolicloud, este que é um SO baseado em linux mas que tem aplicativos baseados em "Cloud". Mas por quê? Simples, surgiu com o termo cloud a idéia de executar pela internet, através do seu navegador, e é exatamente isso o que ele faz, ele executa os programas que se baseiam na internet.

OK! Me interessei, por onde começo?



Ok, vamos por a mão na massa, o Jolicloud tem atualmente três opções principais de uso, a primeira é utilizar somente ele como único SO do notebook, PC ou netbook - eu testei o SO nos três e ficou mais interessante em um Netbook -, a segunda opção é utiliza-lo em conjunto com o Windows - não testei em conjunto com linux -, sendo que antes do boot você escolhe qual SO você deseja utilizar e a terceira e última opção é para aqueles que não querem instalar nada que venha a mexer com instalações, boot's e coisas do tipo, nessa opção o SO roda diretamente no seu navegador - testei no Chrome 11 e a resposta foi ótima - bastando apenas instalar um plugin e fazer um simples cadastro. Então vamos lá.


1º passo - Acessando o site e instalando o plugin.


Primeiramente nós devemos acessar o site Jolicloud.com, caso você acesse com o Chrome automaticamente aparecerá abaixo da barra de endereço um aviso como o da imagem abaixo.
Jolicloud - Um SO simples, quase sem instalações e baseado em Cloud


Você deverá clicar em "Install", ao clicar será aberta uma nova aba onde estará disponível o plugin para a instalação e também terá o botão "Install", após clicar para instalar aguarde alguns segundos para que apareça o sinal de que o o plugin está instalado como mostra a figura a seguir:
Jolicloud - Um SO simples, quase sem instalações e baseado em Cloud


OBS: caso o seu navegador não seja o Chrome você deverá ir na página inicial do site, no fim da página tem alguns botôes ilustrando os navegadores que dão suporte ao plugin, escolha o seu, o processo de instalação será parecido com o mostrado aqui nas imagens acima.


2º passo - Fazendo o cadastro no site.


Agora que já temos o plugin instalado em nosso navegador vamos efetuar o cadastro no site para podermos começar a usufruir das funcionalidades do "SO Cloud". Mãos a obra! Volte para a página inicial do site e clique no botão verde "My Jolicloud" que se econtra na parte superior direita da página.
Jolicloud - Um SO simples, quase sem instalações e baseado em Cloud

Depois você será redirecionado para a página de login, clique na aba "Sign Up", preencha com as informações que deseja - utilize um e-mail válido para fazer a confirmação - e após ter preenchido tudo corretamente clique no botão verde "Sign Up" que fica abaixo do formulário como mostra a imagem abaixo:
Jolicloud - Um SO simples, quase sem instalações e baseado em Cloud


Após de ter feito o registro com sucesso e ter confirmado o e-mail, volte à página onde você fez o cadastro, utilize as informações do cadastro para fazer o login, após fazer o login irá aparecer a logomarca do Jolicloud carregando a página - demora alguns segundos apenas - logo aparecerá sua "área de trabalho" com os ícones padrões dos apps - me lembra um pouco algumas versões do Ubuntu e do Android OS - e um menu com algumas opções.
Jolicloud - Um SO simples, quase sem instalações e baseado em Cloud


Pronto! Agora já é possível sentir a sensação de utilizar o Jolicloud que é considerado - pelo menos por mim - o primeiro SO do tipo feito para PCs e usuários domésticos. Avisando que os Apps que você clicar para executar irão abrir em abas diferentes do navegador.

Nos próximos tutoriais irei ensinar como adicionar novos apps e como fazer algumas modificações e utilizar algumas ferramentas e posteriormente pretendo ensinar como instalar o SO para ser utilizado juntamente com o Windows 7, sendo possível escolher qual será executado.

Valeu e até a próxima!

Mais sobre: cloud computing sistemas operacionais
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar