O que é Linking Building?

Uma das estratégias que estão sendo utilizadas hoje em dia como uma das técnicas de SEO é o Link Building. A técnica nasceu dos estudos feitos em cima de uma das características de rankeamento das páginas do Google, que se utilizam, dentre outros fatores, da quantidade de páginas que possuem links que remetem para sua página.

Por Marketing Digital Pular para comentários
O que é Linking Building?

Uma das estrat?gias que est?o sendo utilizadas hoje em dia como uma das t?cnicas de SEO ? o Link Building. A t?cnica nasceu dos estudos feitos em cima de uma das caracter?sticas de rankeamento das p?ginas do Google, que se utilizam, dentre outros fatores, da quantidade de p?ginas que possuem links que remetem para sua p?gina. Mas ? muito comum para as pessoas que est?o iniciando pensarem que ? apenas isso. ? importante levar em considera??o outros fatores para a implementa??o e a manuten??o de sua estrat?gia de Link Building para que sua p?gina efetivamente conquiste mais posi?es nos buscadores. Confira algumas dicas para alinhar e tornar mais efetiva sua estrat?gia:


Qualidade antes de quantidade


Este talvez seja o principal erro dos desenvolvedores que est?o implementando estrat?gias de Link Building em seus sites. O Google, por exemplo, n?o torna relevante apenas a quantidade de links que est?o apontando para o seu site, mas sim a qualidade dos sites que est?o enviando internautas para sua home Page. Por exemplo, se os sites que est?o direcionando para sua p?gina forem pouco visitados, ou ainda terem problemas de programa??o nas p?ginas que n?o permita um relacionamento amig?vel do Google com o c?digo fonte ou ainda a p?gina possuir conte?do pouco procurado, os links n?o ter?o relev?ncia alguma para os buscadores, e, no caso do Google, podem at? mesmo prejudicar sua p?gina no posicionamento global.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2960//liiink.jpg

Uma boa dica de divulga??o de links nas p?ginas s?o as redes sociais. No caso das mais famosas, como Twitter, Orkut e Facebook, o algoritmo do Google n?o analisa os perfis dos usu?rios que est?o divulgando seus links, mas sim a qualidade da p?gina de uma forma geral. Como estas redes sociais dificilmente possuem problemas com os buscadores, o que realmente vai contar nesses casos ? a quantidade. Claro que sabemos que se a divulga??o dos links sejam feitas por perfis populares, consequentemente haver? uma maior possibilidade de propaga??o dos links, mas repito, neste caso a quantidade sim vale mais que a qualidade.


Feeds, feeds e mais feeds


Feeds s?o uma das ferramentas mais eficazes na divulga??o de p?ginas na internet e propaga??o dos links de uma forma segura e com qualidade. E a explica??o ? simples. Um feed n?o morre no usu?rio final, mas o recurso tamb?m pode ser utilizado por outros sites que possuam interesse em divulgar os conte?dos de seu site. N?o ? apenas uma propaganda, mas sim um agregador de informa??o e conte?do. Ou seja, na medida em que seu site disponibiliza conte?dos que s?o bastante buscados na internet, os usu?rios que agregam seus feeds em outro site automaticamente tamb?m est?o contribuindo para o aumento da audi?ncia do pr?prio site, em um sistema ?ganha-ganha? dentro das regras do Google e em comprometer o trabalho de ningu?m, tanto da pessoa que est? disponibilizando o feed quanto do desenvolvedor que est? agregando o feed.


Atitudes simples podem mudar tudo


Parece frase de autoajuda ou daquela pessoa que diz que basta apenas mudar alguns h?bitos na sua vida para ganhar h?bitos saud?veis e assim ficar mais tempo no Planeta Terra. Mas a frase tamb?m pode ser aplicada para a divulga??o do seu site e assim contribuir para sua estrat?gia de Link Building. Afinal de contas, voc? provavelmente est? pesquisando horas e horas nos melhores diret?rios para cadastrar seu site, mandando seu link atrav?s da rede social para todos seus amigos e inimigos, perdendo horas de sono produzindo conte?do de qualidade... mas... seu site est? na assinatura do seu e-mail? Parece brincadeira, mas ? a pura verdade. Muitas pessoas deixam de divulgar seu site de formas simples apenas por puro esquecimento ou falta de aten??o. N?o s?o apenas empresas que podem possuir assinaturas de e-mail personalizadas, mas pessoas f?sicas tamb?m. Se voc? utiliza bastante esta ferramenta de comunica??o est? perdendo um tempo precioso de divulga??o deixando de incluir uma assinatura de e-mail com o link para sua p?gina na internet. Al?m de ficar martelando o tempo todo sua home nas caixas de e-mails das pessoas (sem enviar spam, l?gico) o Google ainda leva em considera??o estes links, principalmente se eles est?o em caixas do Gmail.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/2960/inbound-links.gif

Outra medida fundamental ? n?o esquecer de incluir sua p?gina nos seus perfis em todas as redes sociais, e n?o apenas divulgando atrav?s de mensagens. Nas redes s?cias tamb?m ? importante que os usu?rios n?o fiquem apenas mandando spam com sua p?gina na internet, mas que ele tamb?m participe de atividades relacionadas ao seu site. Assim, a divulga??o acontecer? de forma natural, um pouco mais lenta, mas como maior efic?cia.

Mais uma forma simples ? a troca de links. Entrar em contato com pessoas que possuem sites de assuntos relacionados e colocar um link para o site da pessoa enquanto ela coloca um link para o seu. Mas tenha cuidado, utilize esta t?cnica com modera??o, pois o Google n?o v? com bons olhos este tipo de divulga??o.


Divulgue seus artigos


Outra forma interessante de divulgar sua p?gina ? atrav?s da divulga??o de artigos que relacionem, ao final da postagem, seu endere?o na internet. Existem v?rios diret?rios de qualidade na internet feitos apenas para divulga??o de seus links.

Compartilhe com seus amigos:
Rodrigo Ribeiro Duarte
Rodrigo Ribeiro Duarte Jornalista de formação, nascido em Porto Alegre, atua como Assessor de Comunicação e um apaixonado por internet!
FACEBOOK // TWITTER: @rodrigo_duarte
Quer conversar com o(a) Rodrigo, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias