Oficina da Net Logo

Como configurar o controle de alterações no InDesign

Com o InDesign CS5 a Adobe incorporou o controle de alterações diretamente no InDesign. Esse monitoramento funciona muito bem para os casos onde o próprio editor ou revisor editam diretamente utilizando o InDesign.

Por | @oficinadanet Negócios Pular para comentários

Com o InDesign CS5 a Adobe incorporou o controle de alterações diretamente no InDesign. Esse monitoramento funciona muito bem para os casos onde o próprio editor ou revisor editam diretamente utilizando o InDesign. Todas as alterações de texto ficam “arquivadas” no documento e podem ser revisadas, aceitas ou rejeitadas utilizando o Story Editor, o editor de texto embutido no InDesign.

Com a opção de controle de alterações ativo, quando há edições de texto, o InDesign destaca as linhas e as palavras que foram alteradas, excluídas ou adicionadas em todo o bloco de texto. As
alterações não são exibidas na página diagramada, para visualizá-las é necessário abrir o Story Editor.


Como configurar o monitoramento de alterações


Use o painel Track Changes para ativar e desativar a opção de monitoramento de alterações, bem como para exibir, ocultar, aceitar ou rejeitar as alterações feitas pelos colaboradores.
http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3176/story.png
Os modos de exibição de um texto monitorado, no layout do InDesign à direita e no Story Edditor, à esqueda, exibindo as alterações feita no texto.

Para abrir o painel vá ao menu Window > Editorial > Track Changes. Um detalhe importante, o monitoramento de texto só pode ser ativado quando o cursor de texto estiver ativo em uma caixa de texto. Então, mude para a ferramenta de texto e clique para criar um ponto de inserção no texto, e siga um destes procedimentos:

  • Para ativar o monitoramento de alterações somente na caixa de texto que está selecionada, clique no ícone Enable Track Changes in Current Story.
  • Para ativar o monitoramento em todo texto de um documento, escolha Enable Track Changes in All Storys, no menu do painel Track Changes.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3176/track.png
Painel Track Changes exibindo informações de uma alteração


Preferências das alterações


Por padrão, todas as alterações feitas em um texto serão destacadas com uma tarja laranja. O texto que foi apagado, além da tarja laranja, também terá uma linha preta sobre o texto. Além disso, uma barra de alteração (linha vertical) do lado esquerdo da coluna de texto indica o local onde ouve alguma alteração no texto. Caso não goste dessas cores basta ir ao painel de preferências Edit > Prefereces > Track Changes e configurar a exibição de cores da forma que mais lhe agrade. Além de permitir a personalização da aparência da exibição das marcações, nas preferências é possível selecionar qual tipo de alteração será exibido. É possível também escolher se deseja mostrar ou ocultar as barras de alteração e também especificar a cor que será usada para nas barras de alteração.

As configurações de preferências permitem controlar muitas opções de monitoramento. Pode-se escolher uma cor para identificar as alterações e selecionar quais alterações serão monitoradas: adição, exclusão ou movimentação de texto. Também pode-se definir a aparência de cada tipo de alteração monitorada, e que as alterações sejam identificadas com barras de alteração coloridas nas margens.

Selecione Edit > Prefereces > Track Changes (Windows) ou InDesign > Prefereces > Track Changes (Mac OS). Na janela Track Changes Preferences Selecione o tipo de alteração que deseja monitorar. Para cada tipo de alteração, especifique a cor do texto, a cor de fundo e o método de marcação. Selecione Prevent Duplicate User Colors para garantir que todos os usuários sejam atribuídos com cores diferentes. Essa preferência refere-se à identificação de usuário que é feita no menu File > User. Esse comando abre uma janela onde se define o nome e a cor do usuário. Isso é importante porque no painel Track Changes, quando se está verificando as alterações feitas em um texto, além de localizar a alteração, também é informado o usuário que está sugerindo e quando foi feita a alteração.

Para mostrar as barras de alteração, selecione a opção Change Bars. Escolha uma cor no menu Change Bar Colors e especifique se as barras de alteração serão exibidas na margem esquerda ou direita. A opção Include Deleted Text When Spellchecking faz a verificação ortográfica também do texto marcado para exclusão.


Ocultar alterações


No painel Track Changes, o botão do lado direto do botão de ativação de monitoramento permite ocultar ou exibir as alterações no bloco te texto. Quando as alterações estão ocultas, o texto aparece como apareceria com o recurso de monitoramento de alterações desativado. Ou seja, o texto adicionado fica visível, o texto excluído fica invisível, e o texto movido ou colado aparece onde foi inserido. Lembre-se de que essas alterações somente aparecem no Story Editor. Quando o monitoramento de alterações está ativado, a edição é monitorada independentemente de você trabalhar no Story Editor ou no layout do documento.


Desativar o monitoramento de texto


Para desativar o monitoramento de alterações, coloque o cursor de texto em algum ponto do texto e siga um destes procedimentos:

  • Para desativar o monitoramento de alterações somente no texto selecionado, clique no ícone Disable Track Changes in Current Story (o mesmo ícone utilizado para ativar o monitoramento).
  • Para desativar o monitoramento em todas as matérias, escolha Disable Track Changes in All Stories , no menu do painel Track Changes.

Após desativar o monitoramento, nenhuma alteração futura será monitorada. As alterações previamente monitoradas não são afetadas.


Aceitar e rejeitar alterações


Quando um texto foi alterado o recurso de monitoramento de alterações permite a revisão de todas as alterações e a decisão de se serão incorporados no texto ou não. É possível aceitar ou rejeitar alterações individuais, somente partes de uma alteração monitorada, ou todas as alterações simultaneamente.

Quando uma alteração é aceita, ela se torna parte normal do texto e não fica mais destacada como uma alteração. Quando se rejeita uma alteração, o texto é revertido para o que era antes da alteração. Para aceitar ou rejeitar as alterações, abra o Story Editor, clique com a ferramenta de texto sobre o bloco de texto e no painel Track Changes clique no botão Next Change (próxima alteração) e siga um destes procedimentos:

  • Para aceitar a alteração destacada e incorporá-la no fluxo do texto, clique no botão Accept Change (aceitar alteração).
  • Para rejeitar a alteração destacada e revertê-la ao texto original, clique no botão Reject Change (rejeitar alteração).
  • Para aceitar ou rejeitar a alteração realçada e avançar para a próxima alteração, pressione Alt (Windows) ou Option (Mac OS) e clique no botão Accept Change ou Reject Change.
  • Para retornar à alteração anterior ou ignorar uma alteração e avançar para a seguinte, clique no botão Previous Change (alteração anterior) ou Next Change (próxima alteração)
  • Para aceitar ou rejeitar todas as alterações sem revisá-las, clique no botão Accept all Changes in Story (aceitar todas as alterações no texto) ou no botão Reject all Changes in Story (rejeitar todas as alterações no texto).
  • Para aceitar ou rejeitar todas as alterações no texto ou no documento escolha a opção apropriada no menu do painel Track Changes.

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3176/track2.png
Menu do painel Track Changes.


Agora você poderá trabalhar bem sem alguns controles e definindo o que é melhor para seu trabalho.

Fonte: Blog In Design Brasil

Você tem Telegram? Então inscreva-se grátis aqui no canal do Oficina da Net e recebe todas as notícias pelo mensageiro.

MAIS SOBRE: #indesign  #tutorial  #dica
Comentários
Carregar comentários