Como configurar o controle de alterações no InDesign

Com o InDesign CS5 a Adobe incorporou o controle de alterações diretamente no InDesign. Esse monitoramento funciona muito bem para os casos onde o próprio editor ou revisor editam diretamente utilizando o InDesign.

Por | @oficinadanet Negócios

Com o InDesign CS5 a Adobe incorporou o controle de alterações diretamente no InDesign. Esse monitoramento funciona muito bem para os casos onde o próprio editor ou revisor editam diretamente utilizando o InDesign. Todas as alterações de texto ficam “arquivadas” no documento e podem ser revisadas, aceitas ou rejeitadas utilizando o Story Editor, o editor de texto embutido no InDesign.

Com a opção de controle de alterações ativo, quando há edições de texto, o InDesign destaca as linhas e as palavras que foram alteradas, excluídas ou adicionadas em todo o bloco de texto. As
alterações não são exibidas na página diagramada, para visualizá-las é necessário abrir o Story Editor.


Como configurar o monitoramento de alterações


Use o painel Track Changes para ativar e desativar a opção de monitoramento de alterações, bem como para exibir, ocultar, aceitar ou rejeitar as alterações feitas pelos colaboradores.
Como configurar o controle de alterações no InDesign
Os modos de exibição de um texto monitorado, no layout do InDesign à direita e no Story Edditor, à esqueda, exibindo as alterações feita no texto.

Para abrir o painel vá ao menu Window > Editorial > Track Changes. Um detalhe importante, o monitoramento de texto só pode ser ativado quando o cursor de texto estiver ativo em uma caixa de texto. Então, mude para a ferramenta de texto e clique para criar um ponto de inserção no texto, e siga um destes procedimentos:

  • Para ativar o monitoramento de alterações somente na caixa de texto que está selecionada, clique no ícone Enable Track Changes in Current Story.
  • Para ativar o monitoramento em todo texto de um documento, escolha Enable Track Changes in All Storys, no menu do painel Track Changes.

Como configurar o controle de alterações no InDesign
Painel Track Changes exibindo informações de uma alteração


Preferências das alterações


Por padrão, todas as alterações feitas em um texto serão destacadas com uma tarja laranja. O texto que foi apagado, além da tarja laranja, também terá uma linha preta sobre o texto. Além disso, uma barra de alteração (linha vertical) do lado esquerdo da coluna de texto indica o local onde ouve alguma alteração no texto. Caso não goste dessas cores basta ir ao painel de preferências Edit > Prefereces > Track Changes e configurar a exibição de cores da forma que mais lhe agrade. Além de permitir a personalização da aparência da exibição das marcações, nas preferências é possível selecionar qual tipo de alteração será exibido. É possível também escolher se deseja mostrar ou ocultar as barras de alteração e também especificar a cor que será usada para nas barras de alteração.

As configurações de preferências permitem controlar muitas opções de monitoramento. Pode-se escolher uma cor para identificar as alterações e selecionar quais alterações serão monitoradas: adição, exclusão ou movimentação de texto. Também pode-se definir a aparência de cada tipo de alteração monitorada, e que as alterações sejam identificadas com barras de alteração coloridas nas margens.

Selecione Edit > Prefereces > Track Changes (Windows) ou InDesign > Prefereces > Track Changes (Mac OS). Na janela Track Changes Preferences Selecione o tipo de alteração que deseja monitorar. Para cada tipo de alteração, especifique a cor do texto, a cor de fundo e o método de marcação. Selecione Prevent Duplicate User Colors para garantir que todos os usuários sejam atribuídos com cores diferentes. Essa preferência refere-se à identificação de usuário que é feita no menu File > User. Esse comando abre uma janela onde se define o nome e a cor do usuário. Isso é importante porque no painel Track Changes, quando se está verificando as alterações feitas em um texto, além de localizar a alteração, também é informado o usuário que está sugerindo e quando foi feita a alteração.

Para mostrar as barras de alteração, selecione a opção Change Bars. Escolha uma cor no menu Change Bar Colors e especifique se as barras de alteração serão exibidas na margem esquerda ou direita. A opção Include Deleted Text When Spellchecking faz a verificação ortográfica também do texto marcado para exclusão.


Ocultar alterações


No painel Track Changes, o botão do lado direto do botão de ativação de monitoramento permite ocultar ou exibir as alterações no bloco te texto. Quando as alterações estão ocultas, o texto aparece como apareceria com o recurso de monitoramento de alterações desativado. Ou seja, o texto adicionado fica visível, o texto excluído fica invisível, e o texto movido ou colado aparece onde foi inserido. Lembre-se de que essas alterações somente aparecem no Story Editor. Quando o monitoramento de alterações está ativado, a edição é monitorada independentemente de você trabalhar no Story Editor ou no layout do documento.


Desativar o monitoramento de texto


Para desativar o monitoramento de alterações, coloque o cursor de texto em algum ponto do texto e siga um destes procedimentos:

  • Para desativar o monitoramento de alterações somente no texto selecionado, clique no ícone Disable Track Changes in Current Story (o mesmo ícone utilizado para ativar o monitoramento).
  • Para desativar o monitoramento em todas as matérias, escolha Disable Track Changes in All Stories , no menu do painel Track Changes.

Após desativar o monitoramento, nenhuma alteração futura será monitorada. As alterações previamente monitoradas não são afetadas.


Aceitar e rejeitar alterações


Quando um texto foi alterado o recurso de monitoramento de alterações permite a revisão de todas as alterações e a decisão de se serão incorporados no texto ou não. É possível aceitar ou rejeitar alterações individuais, somente partes de uma alteração monitorada, ou todas as alterações simultaneamente.

Quando uma alteração é aceita, ela se torna parte normal do texto e não fica mais destacada como uma alteração. Quando se rejeita uma alteração, o texto é revertido para o que era antes da alteração. Para aceitar ou rejeitar as alterações, abra o Story Editor, clique com a ferramenta de texto sobre o bloco de texto e no painel Track Changes clique no botão Next Change (próxima alteração) e siga um destes procedimentos:

  • Para aceitar a alteração destacada e incorporá-la no fluxo do texto, clique no botão Accept Change (aceitar alteração).
  • Para rejeitar a alteração destacada e revertê-la ao texto original, clique no botão Reject Change (rejeitar alteração).
  • Para aceitar ou rejeitar a alteração realçada e avançar para a próxima alteração, pressione Alt (Windows) ou Option (Mac OS) e clique no botão Accept Change ou Reject Change.
  • Para retornar à alteração anterior ou ignorar uma alteração e avançar para a seguinte, clique no botão Previous Change (alteração anterior) ou Next Change (próxima alteração)
  • Para aceitar ou rejeitar todas as alterações sem revisá-las, clique no botão Accept all Changes in Story (aceitar todas as alterações no texto) ou no botão Reject all Changes in Story (rejeitar todas as alterações no texto).
  • Para aceitar ou rejeitar todas as alterações no texto ou no documento escolha a opção apropriada no menu do painel Track Changes.

Como configurar o controle de alterações no InDesign
Menu do painel Track Changes.


Agora você poderá trabalhar bem sem alguns controles e definindo o que é melhor para seu trabalho.

Fonte: Blog In Design Brasil

Mais sobre: indesign tutorial dica
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar