Pligus o que é?

Para aqueles que ainda não conhecem o Pligus ou mesmo possui pouca informação sobre essa plataforma, fiquem sabendo que ela é uma excelente opção de interação, principalmente em grupo.

Por | @oficinadanet Internet

Para aqueles que ainda não conhecem o Pligus ou mesmo possui pouca informação sobre essa plataforma, fiquem sabendo que ela é uma excelente opção de interação, principalmente em grupo. O Pligus é uma ferramenta criada por um brasileiro, Gustavo Scanferla, do Rio de Janeiro. Aos 17 anos, então ainda adolescente, Scanferla sonhava com uma plataforma que pudesse conversar com vários amigos ao mesmo tempo, por meio de áudio e vídeo. Na época ele não possuía conhecimentos necessários para idealizar seu projeto, no entanto, três anos após, o Pligus entrou no mercado, sendo hoje uma ferramenta mundialmente conhecida.

“Com a internet, não há desculpa para não começar a desenvolver o seu projeto, pois a tecnologia é gratuita. Dá para aprender de graça, a pessoa só vai gastar o tempo. Se ela acredita na ideia, é só começar a fazer! Aprender, ter capacidade de fazer e botar no ar é a parte mais fácil. Difícil é entrar no mercado e conseguir atrair as pessoas para utilizar a sua ferramenta.”, disse Scarfelia sobre a criação da Pligus.

A primeira versão entrou no ar no ano de 2009 e desde a época já melhorou muito. Com a ferramenta é possível fazer reuniões ou mesmo um simples bate-papo, que pode ser colaborativo ou mesmo privado, além de tudo é possível trocar artigos, editar documentos e imagens, compartilhar mapas e gráficos. Além do usuário poder conversar e interagir pela webcam também há a possibilidade de apenas digitar.

De acordo com Scanferla, “A Pligus tem hoje em dia, além de comunicação com áudio e vídeo, videoconferência, uma série de ferramentas colaborativas. Então, dá para mostrar sua tela para os outros, escrever e desenhar juntos, mostrar um mapa, colocar arquivos.”

O Pligus atualmente encontra-se na versão com a língua inglesa. Para tanto não há nenhuma dificuldade para usar a plataforma em decorrência da língua, também a possibilidade de usar um tradutor on-line. Navegando na web encontrei um abaixo-assinado solicitando assinaturas para que a ferramenta seja disponibilizada na versão em português. Acho uma ótima ideia, já que, o criador é brasileiro e a maioria das pessoas que fazem uso da ferramenta é do Brasil.

A grande ideia do criador certamente foi muito bem aceita pelos usuários. O idealizador teve a sensibilidade de acreditar em seu sonho e mais, criar algo que realmente estava faltando no mercado. O seu grande ideal é facilitar e agilizar a comunicação entre as equipes que queiram manter contato e ainda diminuir os custos para as empresas, evitando assim, gastos com deslocamentos, viagens, hotel ou mesmo uma grandiosa conta telefônica.

“A Pligus é tão produtivo e interativo como uma sala real. Se sua empresa tem várias filiais, pode reunir as equipes das filiais pela Pligus. Ao invés de trocar email, é possível falar, escrever e comentar sobre aquele projeto e assunto.”, disse Scanferla.

Gustavo Scanferla não está sozinho em sua atividade, ele conta com a ajuda administrativa de Pedro Nunes, um amigo de universidade e que também se tornou sócio da iniciativa, e ainda Yuri Githay, da consultoria Aceleradora, que contribui para a colocação da ferramenta no mercado. Scanferla salienta que ninguém ainda é remunerado, mas a grande ideia é que cada um tenha participação nos lucros. “Várias start-ups quando começam não tem como remunerar as pessoas, então, você dá a participação.”, diz o idealizador do projeto.

Quem acessar o site da Piglus verá que a plataforma está em busca de um profissional que possa contribuir ainda mais nos negócios. Veja o anúncio:

Pligus o que é?

A Pligus já foi premiada na Campus Party, grande evento de inovação, ciência, criatividade e entretenimento digital, a plataforma ficou em terceiro lugar no prêmio Campuseiros Empreendem; e ganhou o Desafio Brasil 2010, competição de start-ups de base tecnológica. Quem ainda não conhece a ferramenta vale a pena conferir. As empresas realmente serão beneficiadas como uso dessa criativa plataforma.

Mais sobre: pligus internet
Share Tweet
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar