Desde Setembro de 2009 quando entrei na concorrência de um grande player de e-commerce para fazer uma campanha de uma área do site, que eu estudo sobre esse mercado de vendas online. Confesso que foi paixão a primeira vista. O material que produzi para essa concorrência, claro sem citar o nome, está disponível em meu slideshare.net/felipemorais2309 assim como a aula que estou dando no MBA de E-commerce da Universidade Anhembi Morumbi. Ali tem muita, mas muita pesquisa e entendimento sobre como fazer um site vender mais.
Dentre essas pesquisas, análises e estudos, eu tive a oportunidade de entender o que "está por vir". É obrigação de um profissional de planejamento estratégico digital, como eu, estar ou pelo menos tentar, estar sempre a frente sobre o que está por vir de novidades. E assim eu tento todos os meus dias.
Sendo assim, sem mais "ladainhas" vou apresentar aqui nesse artigo algumas coisas que estudei que estão vindo como tendências de e-commerce. Algumas, confesso, já estão sendo aplicadas no Brasil, mas pouco se vê, por isso, ainda podemos considerar uma tendência para, pelo menos, até 2012.
Social commerce: Quem pensa que social commerce é apenas colocar uma loja dentro do Facebook está muito enganado. Social commerce é a venda de forma social. O case Levis Friends Store mostra isso. Eles expõe calças jeans no Facebook as pessoas curtem. A tendência é que as calças com mais "curtir" sejam as mais vendidas. Não basta ter uma loja é preciso engajar as pessoas. Isso é venda social.
Ofertas por Geolocalização: As pessoas precisam e vão permitir que as marcas lhe enviem uma mensagem em um momento que lhes é propício a receber. Por exemplo, as 12h30 na Avenida Paulista eu receber um SMS de um restaurante me oferecendo 10% de desconto se eu e um acompanhante formos comer lá.
Mobile commerce: O Brasil chegará a 250 milhões de celulares ativos no fim de 2011. As pessoas estão buscando e pesquisando mais nos aparelhos. Crescerá 180% as vendas de Smartphones no Brasil e devemos fechar com 30 milhões de pessoas que fizeram uma compra na web. Junte tudo isso e veja o potencial do Mobile Commerce no Brasil.
Publicidade móvel: Click to call. Pessoas veem o banner, clicam e compram com uma ligação aquele determinado produto. Não vai demorar muito e via SMS faremos isso também.
Lojas Exclusivas: Lojas multimarcas é o que domina o e-commerce. Basta ver as Top 10 a começar pela B2W e Nova.com. Vendem mais de 50 mil produtos. Algo interessante é abrir uma loja exclusiva dentro desses multiplayers oferecendo vantagens exclusivas.
Lojas oferecendo mais do que venda de produtos: Sites de esportes com blogueiros dando dicas de caminhadas, aplicativos para auxiliar a perda de peso. Aumenta-se o relacionamento com a marca. Relacionamento é o que vende na web.
Outlets dentro dos sites: A febre das compras coletivas não parece ter fim, então porque as lojas não fazem os seus saldões no próprio site? Os grandes varejistas online já fazem há tempos, porque lojas próprias não aderem a isso? Aqui entra também as vendas com produtos com defeito.
Realidade aumentada no auxilio de vendas: Nova experiência, o novo sempre chama a atenção. Pessoas colocam um papel na frente da webcam e podem ver uma roupa, um novo corte de cabelo ou até uma viagem.
Tem muita coisa para fazer. Basta ter a ideia!
O que vem por aí no E-commerce?
Desde Setembro de 2009 quando entrei na concorrência de um grande player de e-commerce para fazer uma campanha de uma área do site, que eu estudo sobre esse mercado de vendas online. Confesso que foi paixão a primeira vista.

em

Conteúdo relacionado

Samsung anuncia Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra a partir de US$ 799
Depois de receber o convite virtual para o evento Samsung Galaxy Unpacked 2021, o primeiro do ano, os rumores seguiram ainda mais fortes. Finalmente o dia chegou. A Samsung acaba de anunciar os novos Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra.

Quais são as tendências do e-commerce no mundo
Semana passada estive em Boston para o Shop.org 2011 com a delegação organizada pela GSeMD / Ecommerce School / Ikeda-Rakuten. Para quem não conhece, o Shop.org é o braço digital da NRF - National Retail Federation, a maior organização de empresas varejo do mundo.

Black Friday 2020: Google apresenta tendências
Com a migração de comércios físicos para o espaço de vendas online sendo impulsionado devido a pandemia da COVID-19, a Black Friday 2020 tem o potencial de ser a maior da história quando se trata de compras online.
O que ler em seguida

Para onde as mídias sociais caminham para 2020
Uma estratégia de marketing de mídia social está na mente de muitos proprietários de pequenas empresas. E se não estiver no seu, deveria estar!

ONCast #42 - A evolução das câmeras de celulares
O ONCAST episódio 42 falamos sobre onde chegaram as câmeras de smartphones, o que elas podem fazer e quais benefícios entregam. O participante do oncast #43 é: Barba Sou Eu: @barbaaa

ONCast #41 - Celulares 2020 vão inovar?
O ONCAST episódio 41 falamos sobre as tendências e o que esperar dos celulares para 2020. Os participantes do oncast #41 são: André Martins: @andre_dereh Wallace Moté: @Wallace_Mote

Setor de Tecnologia da Informação almeja crescimento em 2019
Setor de Tecnologia da Informação almeja crescimento em 2019. Segurança em transações e informações, inteligência artificial, internet das coisas, Software como serviço, são essas as tendências para 2019

Review Moto Z3 Play: Tendências de 2018, mas pecou no preço
Testamos a terceira geração de smartphones modulares da Motorola, com tendências de 2018, corpo de vidro, tela fullvision, será que vale a pena comprar?

Como as criptomoedas estão mudando as tendências online
Como que pagamentos através de critpomoedas estão mudando tendências online.

Notch pra cá, notch pra lá. O patinho feio da Apple virou tendência
De patinho feio a tendência. Veja as utilidades do Notch e quais smartphones já ou vão aderir a tendência para 2018.

Facebook lança ferramenta semelhante ao do Twitter para exibir tendências
Através do Signal os jornalistas poderão acompanhar todas as novidades compartilhadas entre os usuários do Facebook e também Instagram, com isso, a base de notícias ficará mais rica em conteúdo, e o melhor, em tempo real.

Cuidado com as tendências para 2012
Começo do ano é sempre marcado por artigos e mais artigos sobre tendências. Me lembro no ano passado de ter lido mais de 10, uns bons outros um tanto quanto viajantes. Nas minhas aulas eu sempre falo que é preciso tomar muito, mas muito cuidado com as tendências

Aprenda a desativar o horário de verão no Windows
Para você que sofre com as trocas de horários, e o windows não acompanhando corretamente as datas, saiba que há solução para o problema, para isto faça: Dê um duplo clique no relógio na barra de tarefas, ou vá em Iniciar » Painel de controle » Data e hora ...

Qual a diferença entre os processadores Intel Core i3, i5, i7 e i9?
Se você tem muitas dúvidas quanto às diferenças entre os processadores Intel Core i3, i5, i7 e i9, e se não sabe ao certo qual o mais rápido para seu uso, confira esse artigo e entenda tudo sobre.

Quais a diferenças entre cargo júnior, pleno, sênior, master e especialista?
Entenda a diferença e entenda o que são as denominações do tipo, cargo júnior, pleno e sênior. Muitas pessoas ficam na dúvida em estabelecer uma denominação exata sobre estes termos.

O que é Fibra Óptica e como funciona?
Entenda o funcionamento da fibra óptica. Veja os tipos de fibra óptica existentes para transmitir dados em alta velocidade com consistência e sem interrupções é o que todos os “agentes da informação” desejam.

Diferenças entre par trançado Cat5e e Cat6
Veja a diferença entre os pares trançados Cat5e e Cat6, o que cada um suporta, como funciona, o que é necessário para seu funcionamento.Existem muitos tipos de cabos Ethernet. Mas qual é o certo para você?

O que é Marketing de Guerrilha?
O termo Marketing de Guerrilha é originado da guerrilha bélica. Trata-se de um tipo de guerra em que o principal objetivo é impor suas ideias, liquidando com seus concorrentes.