O e-commerce, o chamado comércio eletrônico, vem tomando grandes proporções ao longo dos anos. Praticamente todas as grandes lojas do Brasil e do mundo possuem uma página na web ofertando seus produtos, é um meio de conquistar mais clientes, pois possibilita às pessoas que não possuem tempo ou mesmo moram longe de uma determinada loja encontrar e comprar o produto que ela deseja.

E as pequenas e micro empresas, será que também necessitam de uma loja virtual? Esta resposta somente poderá ser esclarecida pelo próprio empreendedor. Sabemos, porém, do grande aumento das lojas virtuais e que a tendência é só aumentar assim, ficar fora dessa alternativa de venda é abdicar da oportunidade de crescer nos negócios.

Muitos lojistas deixam de abrir uma loja virtual devido a grande concorrência com grandes empresas, no entanto, o que poucas tem em mente é que a internet é um espaço democrático e repleto de oportunidades e que, da mesma maneira que um grande empresário ou lojista tem seus produtos expostos na internet, um pequeno ou micro empresário também terá o mesmo local para apresentação, praticamente a oportunidade de venda é igual para ambos. No entanto, quem realmente deseja abrir uma loja virtual deve estar atento a alguns detalhes. Veja abaixo:

  • Conheça o mercado virtual: Do mesmo modo que antes de abrir uma loja física é necessário fazer um levantamento de local, de estratégias e de mercado, o mesmo deverá ser feito para uma loja virtual. Analise se os seus produtos podem competir com a concorrência, analise todo o custo/benefício, enfim, faça um levantamento criterioso;
  • Selecione os produtos que serão vendidos: Faça uma seleção dos produtos que pretende vender na loja virtual. Separe fotos e informações detalhadas sobre eles;
  • No momento de criação de um site de vendas, já inclua blogs ou mesmo redes sociais para uma interação maior entre lojista e cliente assim, o elo entre os dois maiores personagens do e-commerce será menor e consequentemente, maior exposição, com maiores oportunidades de bons negócios;
  • Inicialmente, para chamar a atenção de seu site, crie um diferencial, seja uma promoção de primeiras compras, um sorteio, distribuição de brindes, enfim, você pode aproveitar as redes sociais e divulgar o seu site e a tal promoção de inauguração;
  • Estipule os meios de pagamento: Faça uma pesquisa e veja qual o melhor meio de pagamento é interessante para o seu comércio. Existe na internet algumas alternativas próprias para e-commerce, muitas delas é necessário pagar uma porcentagem para a prestadora do serviço.

Assim, pesquise antes de selecionar. Quando for construir o seu site de vendas converse com o programador e veja quais opções ele recomenda. Bom, agora que o lojista já definiu os produtos que serão vendidos, já selecionou as fotos com as devidas informações e pensou em uma boa divulgação, é hora de partir para o principal, colocar tudo em prática e principalmente, a loja virtual na web.

Tanto paras as pessoas leigas no assunto como também para aqueles que já possuem um certo conhecimento de mercado eletrônico, o ideal, obviamente é contratar um bom profissional para construir um site que consiga atender todas as suas necessidades e expectativas de venda.

Porém, fique ciente que é necessário três itens pra que o seu site de vendas entre na web:

  • Domínio: O domínio nada mais é que o endereço de seu site na internet. Por exemplo, www.lojavirtual.com.br. Para conseguir este domínio é necessário fazer um registro, escolher e comprar o domínio. Na hora da escolha do nome de seu site, selecione algum que tenha a ver com o que ele se propõe, que não seja muito longo, não possua termos com língua estrangeira e que seja de fácil memorização;
  • Hospedagem: Agora é necessário locar um local para colocar o seu site. Para isso, pesquise e selecione alguma empresa de hospedagem, existem inúmeras disponíveis na internet, com diferentes promoções e valores;
  • O E-commerce propriamente dito: Um especialista na área, podendo ser um webdesigner, um webmaster ou um programador irá ajudar a sua loja virtual entrar na web. Nesta hora é necessário contratar alguém de sua confiança ou mesmo com um bom conhecimento e não, esqueça de solicitar que seu site fique presente nos mecanismos de buscas, isso é muito importante.

Por fim, com tudo pronto, seu site construído e já no ar, para garantir sucesso nas suas vendas é muito importante a atenção com os seus clientes. Aceite todas as críticas, se forem boas, agradeça, se forem desagradáveis, analise o que está errado e veja o que é possível fazer para melhorar e acima de tudo, ponha-se sempre a disposição de qualquer dúvida, responda-as todas sem discriminação. Não esqueça, igualmente ao comércio físico o virtual também precisa de propaganda, divulgação e muito empenho.

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