O que é Blender?

Blender (também conhecido como blender3d) é um programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado, o Blender Game Engine.

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Blender (tamb?m conhecido como blender3d) ? um programa de computador de c?digo aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, anima??o, texturiza??o, composi??o, renderiza??o, edi??o de v?deo e cria??o de aplica?es interativas em 3D, tais como jogos, apresenta?es e outros, atrav?s de seu motor de jogo integrado, o Blender Game Engine. Est? dispon?vel sob uma licen?a dupla: BL / GNU General Public License. O Blender ainda tem partes licenciadas sob a Python Software Foundation License.

O programa ? multiplataforma, estando portanto dispon?vel para diversos sistemas operacionais. O Blender implementa ferramentas similares ?s de outros programas propriet?rios, que incluem avan?adas ferramentas de simula??o, tais como: din?mica de corpo r?gido (rigid body dynamics), din?mica de corpo macio (soft body dynamics) e din?mica de fluido (fluid dynamics); avan?adas ferramentas de modelagem; ferramentas de anima??o de personagens, sistema de materiais baseados em ?n?s? (Node Materials) e composi??o de imagens e v?deos. Inclui suporte a Python como linguagem de script, que pode ser usada tanto no Blender, quanto em seu motor de jogo. Suporta v?rios idiomas, inclusive o portugu?s brasileiro.

Hist?ria


Originalmente, o programa foi desenvolvido como uma aplica??o in-house pelo est?dio holand?s de anima??o NeoGeo Studio e Not a Number Tecnologies (NaN); o autor principal, Ton Roosendaal, fundou em junho de 1998 a Not a Number Tecnologies para desenvolver e distribuir o programa. O nome Blender foi inspirado em uma m?sica de mesmo nome, da banda Yello, de seu ?lbum Baby.

O Blender foi distribu?do inicialmente como um produto propriet?rio e comercial, com vers?o gratuita, e funcionava apenas no IRIX, at? que NaN faliu em 2002. Atualmente ? desenvolvido pela Blender Foundation, sendo suportado por doa?es da comunidade, e vendas de materiais relativos ao Blender, no e-Shop.

Os desenvolvedores concordaram em liberar o Blender como c?digo aberto, sob os termos da GNU General Public License, com um pagamento ?nico de ?100.000. Em 18 de julho de 2002, uma campanha para financiamento do Blender foi iniciada por Roosendaal, a fim de coletar doa?es e em 7 de setembro de 2002 foi anunciado que a coleta de fundos j? era o suficiente, e que o c?digo fonte do Blender, estaria liberado. Ap?s ter sido liberado, a Blender Foundation lan?ou o programa, em adi??o ? licen?a GNU GPL, a licen?a BL (Blender License), que n?o requeria a abertura do c?digo fonte do Blender, mas requeria pagamentos para a Blender Foundation. De qualquer modo, essa licen?a nunca foi exercida e, foi indefinidamente suspensa desde 2005. Atualmente, o Blender ? dispon?vel sob a GNU GPL, e uma nova vers?o da licen?a BL, que apenas d? informa?es sobre sua licen?a principal, a GNU GPL.

O objetivo da equipe de desenvolvimento ? alcan?ar o poder de desenvolvimento dos programas propriet?rios. H? muitos profissionais que j? utilizam este programa como ferramenta principal ou secund?ria em seus trabalhos.

O Blender foi escrito inicialmente em C, e atualmente est? escrito em C++ e, algumas partes, principalmente scripts embutidos, em Python.

Plataformas


O Blender ? multiplataforma, e portanto, est? dispon?vel para diversos sistemas operacionais. Oficialmente, ele est? dispon?vel para os sistemas: Microsoft Windows, Mac OS X, Linux, Solaris, IRIX, FreeBSD, BeOS, Darwin, iPAQ. Por?m, o seu desenvolvimento, para alguns desses sistemas, foi descontinuado ou n?o acompanha as atualiza?es. Esses sistemas s?o: IRIX, FreeBSD, BeOS, Darwin e iPAQ. Mesmo descontinuados, essas vers?es antigas est?o dispon?veis para serem baixadas. Tamb?m est? dispon?vel para diversas arquiteturas: x86, x64, PowerPC, Sparc.

Vers?es memor?veis


  • Vers?o 1.00 - Esta foi a primeira vers?o do Blender, e estava dispon?vel apenas para o sistema operacional IRIX;
  • Vers?o 2.04 - Esta foi a ?ltima vers?o para sistemas operacionais para iPAQ;
  • Vers?o 2.11 - Esta foi a ?ltima vers?o para o sistema operacional BeOS;
  • Vers?o 2.25 - Esta foi a ?ltima vers?o comercial/propriet?ria, conhecida como Blender Publisher;
  • Vers?o 2.33 - Esta foi a ?ltima vers?o para o sistema operacional Darwin;
  • Vers?o 2.37a - Esta tinha sido a ?ltima vers?o para o sistema operacional IRIX, at? ser lan?ada novamente;
  • Vers?o 2.44 - Lan?ada em 13 de maio de 2007, foi a primeira vers?o do Blender com suporte a 64 bits. Foi tamb?m a primeira vers?o com suporte a SSS (Subsurface Scattering);
  • Vers?o 2.45 - Lan?ada em 21 de setembro de 2007, retornou o desenvolvimento de vers?es para o sistema IRIX;
  • Vers?o 2.49b - Lan?ada em 3 de setembro de 2009, ? atualmente a ?ltima vers?o est?vel lan?ada. Foi lan?ada como uma corre??o para a vers?o 2.49a, e adicionou algumas novas funcionalidades. Atualmente, a ?ltima vers?o lan?ada para IRIX foi a 2.49a;


Modelagem


O Blender pode ser utilizado em qualquer ?rea que seja necess?ria a gera??o de modelos tridimensionais, gera??o de imagens renderizadas, anima??o e jogos. Podemos citar aplica?es em arquitetura, design industrial, engenharia, anima??o, produ??o de v?deo, e desenvolvimento de jogos, gra?as ao seu motor de jogo embutido. Esta caracter?stica pode ser ampliada e agilizada com o uso de scripts em Python. Como modelador, ? recomendado pela Peugeot, para ser usado em seus concursos de design de carros, o Peugeot Design Contest.

O Blender possui tamb?m uma ferramenta chamada Sculpt, que possibilita trabalhar com modelos como se estivesse os esculpindo, semelhantemente ao modelador ZBrush.

Exemplos


Abaixo, alguns exemplos de scripts Python no Blender:

Um exemplo de um Programa Ol? Mundo:
from Blender.Draw import Register, PushButton, QKEY, ESCKEY, Exit
 
def draw():
    PushButton("Ol?, Blender!", 400, 100, 300, 100, 80, "Ol?, Blender!")
    PushButton("Sair", 400, 100, 270, 100, 20, "Q ou ESC para sair")
 
def event(evt, val):
    if (evt == QKEY and not val) or (evt == ESCKEY):
        Exit()
 
if __name__ == '__main__':
    Register(draw, event)


Mostrando os objetos na cena:
import Blender
obj = Blender.Object.Get()
print str(obj)


Fonte: Wikip?dia

Mais sobre: blender, criação 3D, oquee
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