Saas - Software as a service: O que é?

Saas é a sigla de Software as a service, em tradução livre, Software como Serviço. Para que todos possam entender, ele é um modelo de distribuição de software, na qual não é vendido e instalado localmente, mas sim é liberado apenas o acesso ao serviço oferecido por este software e é licenciado para a utilização através da internet.

Por | @RafaelaPozzebon Negócios

Em outras palavras podemos dizer que, trata-se de um modelo de distribuição de software, na qual funciona somente na internet e é usado na forma de serviço. Não precisa de instalação diretamente nas máquinas dos clientes, e mais, o usuário pode ter acesso ao software de qualquer lugar que tenha acesso a internet.

Saas - Software as a service: O que é?

Atualmente muito se fala no modelo de computação na nuvem, e esse tipo de software está integrado nesse tipo de serviço. Não há mais uma instalação propriamente dita do software, tão pouco paga-se por ele. Hoje em dia ele pode ser usado de qualquer parte do mundo e é pago somente pelo o seu uso, não aquisição.

No Saas, a única infraestrutura necessária para o cliente é o seu próprio computador e uma conexão a internet. Os outros quesitos estarão a cargo do próprio fornecedor, como aplicação, plataforma e infraestrutura. Deste modo o software passa a ser fornecido como um serviço, o usuário não paga mais para comprá-lo, apenas para fazer uso dele, sendo que o custo arcado pelo cliente costuma ser menor do que adquirir o software, caso fosse necessário.

No entanto, para quem fornece um software Saas deve estar preparado pois ele é o responsável por todo o tipo de infraestrutura necessária. Como vimos, o valor do software é um fator muito relevante para o usuário, no entanto, existem outras tantas vantagens ao adquirir este tipo de serviço. Uma das grandes vantagens em adotar o Saas é a facilidade de atualização do software adquirido, toda a responsabilidade de infraestrutura é por conta de quem está prestando o serviço e ainda o acesso pode ser feito de qualquer lugar que tenha internet.

Um fator primordial que as empresas buscam ao contratar um serviço Saas é a disponibilidade no atendimento, a implantação e claro, a confiabilidade. Sendo que o quesito confiabilidade sempre gerou muitas dúvidas em várias empresas. Para tanto, esta desconfiança deverá mudar ao longo do tempo pois, cada vez mais, esse tipo de modelo será usado.

Quais os benefícios?

O que muitos empresários, que ainda possuem dúvidas, devem estar se perguntando é: O que realmente minha empresa ganha usando o modelo SaaS?

A utilização do Saas possui vários beneficios:

  • Agilidade: pois não é mais necessário comprar um servidor ou instalar sistemas;
  • Flexibilidade: pois, por ser um sistema integrado na web, diferentes usuários em lugares distintos podem utilizar o mesmo sistema sem algum problema;
  • Diminuição do Risco: a empresa ao invés de investir em compra de servidores, licenças e no treinamento de pessoal o usuário só paga conforme a utilização do sistema;
  • Retorno no Investimento: no modelo que era usado e, continua ainda por muitos, é necessário esperar meses, ou até anos, para ter o retorno do investimento inicial, o que não acontece quando feito no Saas, o retorno costuma ser muito mais rápido, já que o investimento inicial requer pouco custo e;
  • Redução de Custos: há uma significativa redução de custos, já que o fornecedor de Saas consegue reduzir e consolidar suas despesas, pois uma mesma equipe pode monitorar, realizar backups e prover o serviço pretendido a um número elevado de clientes.

Mais sobre: saas, software, desenvolvimento
Share Tweet
DESTAQUESMais compartilhados
Comentários
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar