Hubs

Nessa coluna estaria mostrando a vocês as os pontos positivos e negativos quando se usa um hub.

Por | @oficinadanet Hardware
Hubs

Os hubs tem pelo menos duas funções importantes em uma rede. Eles são concentrados em tipologia estrela.

Hubs

Também são repetidores. Assim, se uma máquinaa quer enviar uma informação para outra, todas as máquinas da rede recebem essa informação ao mesmo tempo. Com essa função é possivel aumentar o tamanho máximo da rede.

Uma das vantagens de utilizar os hubs é quando é necessária a troca de um cabo defeituoso. Essa troca pode ser feita mantendo a rede funcionando, interrompendo apenas o micro que estiver com o cabo defeituoso.


1.0 Tipos básicos de Hubs

1.1 Não alimentados

Não possuem qualquer tipo de alimentação elétrica. Exemplo: Patch Panels

1.2 Alimentados

São hubs que regeneram sinais que recebem de suas portas antes de enviá-lo para todas as portas. Funcionam como repetidores.

1.3 Múltiplas Velocidades

Os hubs, em geral, são vendidos pela sua velocidade. Sendo assim, existem hubs de 10Mbps, 100 Mbps e 1Gbps. Dessa forma, os hubs só poderiam conectar micros trabalhando a mesma velocidade. Porém, existem hubs que podem operar a mais de uma velocidade, esses hubs utilizam uma memória que armazena os últimos dados enviados de forma a trabalharem por exemplo com velocidades de 10 e 100 Mbps.

1.4 Hubs cascatáveis

Também chamados de empilháveis, possuem uma porta especial que permite a conexão entre dois ou mais hubs, de tal forma que se comportam como apenas um, disponibilizando assim um número maior de postas.


2.0 Porta Uplink

Na maioria dos hubs você encontra uma porta chamada Uplink. Essa porta, ao contrário das outras, não possui cross-over interno, com isso você pode ligar um hub a outro usando um cabo de par trançado comum.
Como os hubs, em geral, só possuem uma porta uplink, sendo necessário ligar mais de um hub, você terá que utilizar cabos invertidos.


Bom galera, é isso. Na próxima Coluna sobre redes estarei colocando informações sobre os Switches.

Mais sobre:
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo