Android é um sistema operacional que roda sobre o núcleo Linux. Ele foi inicialmente desenvolvido pela Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, ele permite os desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google.

História


Em julho de 2005 a Google adquiriu a Android Inc., uma pequena companhia em Palo Alto, California, USA. No Time da Google conduzido por Andy Rubin, foi desenvolvida uma plataforma de telefone móvel baseada no núcleo do linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.

Mais especulações que o Google estava entrando no mercado de telefones móveis surgiram em dezembro de 2006, com as noticias da BBC e The Wall Street Journal O Google está disposto a entrar no mercado de buscas e aplicações para telefones móveis e trabalha duro para isso. A mídia reporta rumores de um telefone desenvolvido pelo Google.

Características


Com o lançamento do SDK, características e especificações para o Android são lentamente distribuídas.

Handset layouts
A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores e os layouts mais tradicionais de smartphones.

Conectividade
O Android suporta uma grande variedade de tecnologias de conectividade incluindo Bluetooth, EDGE, 3G, e Wi-Fi.

Mensagens
Tanto SMS como MMS são formas disponíveis de envio de mensagens.

Navegador
O navegador disponível no sistema é baseado na framework de Código aberto conhecida como WebKit.

Máquina virtual Dalvik
Aplicações escritas em Java são compiladas em bytecodes Dalvik e executadas usando a Máquina virtual Dalvik, que é uma máquina virtual especializada desenvolvida para uso em dispositivos móveis, o que permite que programas sejam distribuídos em formato binário (bytecode) e possam ser executados em qualquer dispositivo Android, independentemente do processador utilizado. Apesar das aplicações Android serem escritas na linguagem Java, ela não é uma máquina virtual Java, já que não executa bytecode JVM.

Multimídia
O sistema irá suportar formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3, e AAC.

Suporte Adicional de Hardware
O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmaras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerómetros, e aceleração de gráficos 3D.

Fonte: Wikipédia