Você já deve ter visto a palavrinha “Proxy” quando alguma página dá erro de conexão. Mas realmente sabe o que é? Bom, em poucas linhas, o Proxy é essencial para conexões mais lentas. E o mais interessante: ativando um Proxy internacional, você consegue acessar conteúdos restritos ao nosso país, como o site Hulu e vídeos do Youtube disponíveis apenas a usuários dos Estados Unidos. Veja todos os detalhes no vídeo acima, e saiba como configurar um Proxy internacional a seguir.

Passo 1: Escolher um servidor Proxy internacional


Neste link, e também neste aqui, você encontra uma lista de servidores Proxy internacionais. O formato utilizado é: endereço:porta. Então, o servidor 110.8.253.100:80 deve ser entendido como sendo o endereço 110.8.253.100 e a porta 80.

Coloque a lista de servidores proxy nos bookmarks, porque talvez você tenha que testar vários servidores até achar um com velocidade suficiente.

Passo 2: Configurar o seu navegador para acessar sites via Proxy internacional


Atenção: quando você ativa o uso de um servidor proxy, todo o seu tráfego web passa a ser encaminhado a este servidor, que atua como um intermediário. Portanto, não faça isso em um navegador onde você acesse sites com senhas, bancos, etc. De preferência, use para isto um navegador alternativo, e desative o uso do Proxy assim que não for mais acessar o Youtube. Deixe-o ativado apenas para acessar conteúdo restrito ao Brasil ou à sua casa/trabalho/etc.

No Internet Explorer:


Clique no botão Ferramentas e em Opções da Internet. Depois, selecione a guia Conexões e, depois, em Configurações da LAN. Marque a caixa de seleção "Usar um servidor proxy para a rede local". Preencha os campos "Endereço" e "Porta" com as informações do proxy que você escolher.

No Firefox:


Clique em Ferramentas - Opções - Avançado, e escolha a aba "Rede". Clique no primeiro botão, o de "Configurar como o Firefox conecta-se à internet". Aí, selecione a opção "Configuração Manual de Proxy" e preencha os campos "HTTP" e "Porta" com os números obtidos no ítem 1, acima.
Desmarque a opção "Usar este proxy para todos os protocolos".

Confirme clicando em Ok, e você já pode acessar os sites bloqueados para o Brasil. Tente acessar o Hulu utilizando algum proxy localizado nos EUA e veja se tem acesso aos vídeos bloqueados para nós. Se ficar muito lento ou não funcionar, selecione outro servidor proxy e repita a operação.